Criado em 30 de Setembro de 2022 às 15:59

30 de Setembro de 2022 às 15:59

por Da Redação em povos indígenas, Santarém, Ufopa

Ufopa abre PAD e afasta professor acusado de racismo contra aluna indígena
Campus da Ufopa em Santarém: palco de racismo dentro da sala de aula. Foto: Arquivo JC
A reitoria da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) reuniu nesta quarta-feira (28) com os alunos indígenas para tratar da denúncia de racismo formalizada na ouvidoria da universidade na última terça-feira (27).

Na reunião, os alunos solicitaram o acompanhamento da apuração do caso. No âmbito administrativo, a comissão do PAD (Processo Administrativo Disciplinar) foi constituída e terá o prazo de até 60 dias para apuração do fato. O professor acusado de racismo, Manoel Bentes dos Santos Filho, já foi substituído.

Na Justiça Federal: Jornalista vira réu por crime de racismo contra quilombolas e indígenas.
Na esfera penal, a Ufopa encaminhou ofício para a Polícia Federal, comunicando indícios de cometimento de crime de racismo dentro da instituição.

A pedido dos alunos, será também constituída uma comissão interétnica, com representantes dos coletivos estudantis, de entidades ligadas aos movimentos indígena e quilombola, e da gestão superior da Ufopa para, junto da Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da Proges, debater políticas de formação para os servidores da universidade.

— ARTIGOS RELACIONADOS
Bandejão da Ufopa passará a custar 3 reais a partir do dia 19 deste mês
No Senado, Flexa Ribeiro foi o relator do projeto de criação da Ufopa
Ufopa e IST abrem edital para bolsistas atuarem no acervo de Sebastião Tapajós
Na terça-feira (27), uma indígena, Arliene Pereira dos Santos, da etnia Arapiun, protocolou denúncia de prática de racismo na ouvidoria da Ufopa contra o professor Manoel Bentes Filho.

Segundo a denúncia, o fato ocorreu em sala de aula, durante a disciplina Química Ambiental, ministrada por Bentes Filho. No mesmo dia, foi instaurado processo administrativo para apuração da conduta do docente.

Com informações da Ufopa e redação do JC

O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

Link:https://www.jesocarneiro.com.br/santarem/ufopa-abre-pad-e-afasta-professor-acusado-de-racismo-contra-aluna-indigena.html