Criado em 6 de Setembro de 2022 às 11:40

05/09/2022 - O Liberal - Positiva

6 de Setembro de 2022 às 11:40

Ufopa vai produzir fitoterápicos para tratar a saúde mental

Farmácia da Ufopa aguarda apenas a liberação da Anvisa para iniciar a produção

Ândria Almeida

A Farmácia Universitária da Ufopa (FarmaUfopa) aguada a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início a produção de medicamentos fitoterápicos como opção terapêutica para tratar a saúde mental; a expectativa é que a produção comece no mês de setembro. A iniciativa faz parte de parceria do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Cáritas da Arquidiocese de Santarém e a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella.

FarmaUfopa produzirá em seu laboratório, inicialmente, mil tratamentosFarmaUfopa produzirá em seu laboratório, inicialmente, mil tratamentos (Ândria Almeida)
A matéria prima dos fitoterápicos será a folha do maracujá e a equipe de pesquisa já está em conversa com duas comunidades para receber esses insumos. As comunidades ribeirinhas, Surucuá e Parauá, localizadas na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns trabalham no cultivo do maracujá, atualmente, há 1.350 mudas do fruto.

Link: https://www.oliberal.com/para/ufopa-vai-produzir-fitoterapicos-para-tratar-a-saude-mental-1.583360