Criado em 2 de Maio de 2023 às 15:10

19/04/2023 - Agência Pará - Ufopa citada

2 de Maio de 2023 às 15:10

Escolas técnicas trabalham potencial de estudantes e das regiões de integração
Por Carol Menezes (SECOM)

Canaã
Foto: David Alves / Ag Pará
Canaã

No dia último dia 18 de abril, foi assinada pelo governador Helder Barbalho mais uma ordem de serviço para início de construção de Escola Técnica Profissionalizante do Pará (EETEPA), dessa vez no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do estado. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) já entregou outras quatro unidades de julho de 2020 - quando a gestão das escolas técnicas deixou de ser responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc): Barcarena, Xinguara, Parauapebas e Breves.

Foram realizadas também amplas reformas para adequação e melhoria da infraestrutura das unidades existentes, sendo atendidas 32 unidades em onze regiões de integração, inclusive com instalação de laboratórios de Física, Química, Matemática, dentre outros, todos equipados para o atendimento aos estudantes.

Só no ano passado foram ofertadas 12.105 novas vagas em cursos técnicos de Nível Médio nas EETEPAS), sob a gestão da Sectet.  São atendidos pela rede um total de 16.790 alunos, em 246 cursos, distribuídos em 35 unidades da gestão própria ou em convênio. São cursos técnicos de fonte estadual ou por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas modalidades de ensino técnico Integrado, Concomitante, Subsequente e Proeja.

"Hoje nós temos 33 escolas técnicas; e todas as recomendações são para que elas possam funcionar cada vez melhor, com mais estrutura, e alcançando quem precisa ser alcançado por todo o Estado. Elas têm sido importantes na preparação dos nossos jovens para uma nova percepção do aprendizado técnico e tecnológico. Nós, enquanto Sectet, temos tido um olhar responsável nesse sentido e o pensamento é continuar avançando", afirma Hélio Leite, titular da pasta.

A diretora da Eetepa de Santarém, Juliana Ponte, relata que a unidade de ensino técnico consegue contemplar o potencial da região, além de possibilitar atividades de empreendedorismo e a parceria com outros órgãos públicos.

A gestora confirma ainda que a procura pelos cursos é sempre alta, e que têm como objetivo estimular nos estudantes a aquisição de conhecimentos e saberes, bem como o desenvolvimento de competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais visando sua qualificação, requalificação, atualização e o permanente aprimoramento de aptidões para a vida produtiva.

"Atualmente a escola possui 687 alunos matriculados e parte desses em campo de estágio.
Sempre são promovidos na EETEPA projetos que promovem a Iniciação Científica e empreendedorismo, bem como a ampliação das áreas de conhecimento dos técnicos ofertados de modo geral em parceria com Instituições de Ensino Superior como a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a própria Sectet - um exemplo disso são os projetos como o Cuidadores do Ar e a Caravana da Ciência e Tecnologia", finaliza.

Link: https://agenciapara.com.br/noticia/43087/escolas-tecnicas-trabalham-potencial-de-estudantes-e-das-regioes-de-integracao