Criado em 3 de Maio de 2023 às 15:02

Lideranças jovens de Juruti unem forças e discutem ações para o desenvolvimento local

21/04/2023 - G1 Santarém e Região — PA - Ufopa citada

3 de Maio de 2023 às 15:02

Encontro de Lideranças do IJUS Jovem, em Juruti — Foto: IJUS / Divulgação

Em um ambiente diverso, mas de união e respeito, lideranças jovens de Juruti, no oeste do Pará, se participaram de diálogos, reflexões e dinâmicas para juntas pensarem no desenvolvimento do município em mais uma iniciativa do Instituto Juruti Sustentável (IJUS). O “Encontro de lideranças do IJUS Jovem” reuniu 33 jovens em um restaurante da cidade, no último dia 15.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O objetivo principal do encontro foi responder: O que os jovens pensam ou querem para seus futuros? O IJUS Jovem é uma ferramenta que promove diálogos, articulação, reflexão e ações práticas direcionadas para este público. Jovens de diversos segmentos da sociedade, entre religiosos, da classe cultura e artística, LGBTQIA+, puderam expressar seus anseios e sobre o que pensam para o futuro.

Pelo olhar da juventude, utilizando a análise SWOT, eles trabalharam as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças para estruturar dados e características da juventude local, com olhar no futuro, o grupo trouxe o seu entendimento, a sua interpretação, e, a partir disso, realizar um diagnóstico para guiar as ações do IJUS Jovem. Essa análise servirá para o Instituto programar as próximas atividades com esse público.

Vinícius Calazans, estudante e presidente da Amazonita Jr, uma empresa júnior do curso de Engenharia de Minas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), campus de Juruti, gostou da experiência. “Pra gente, foi muito bacana poder contribuir com a juventude do município com propostas, projetos, iniciativas e ações que vão fazer com que a nossa juventude se fortaleça”, contou.

A partir de análise Swot os jovens identificam pontos fortes e fracos  — Foto: IJUS / Divulgação
A partir de análise Swot os jovens identificam pontos fortes e fracos — Foto: IJUS / Divulgação

A diretoria do IJUS esteve presente na atividade para apoiar, entender, compreender e incentivar a juventude nesse processo de construção e desenvolvimento, ressaltando a importância de cada um como agente de transformação no território.

“Foi um momento muito marcante, de muito diálogo e reflexões juntamente com as lideranças dos movimentos jovens de Juruti. Estivemos aqui pensando estrategicamente em como nós podemos contribuir com o desenvolvimento sustentável de Juruti, incluindo a juventude. Ouvimos as pessoas, elas nos deram ideias, opiniões e juntos, iremos construir um plano de ação para o ano de 2023, para a juventude”, disse a diretora de Juventude do IJUS, Rebeca Cancio, que também é presidente da CAAM Jr, empresa júnior do curso de Agronomia na Ufopa Juruti.

Para ela, é necessário realizar ações e alcançar o maior número de jovens de Juruti, ajudando na educação, na cultura, profissionalmente entre outras áreas.

A partir do que foi discutido, as lideranças vão realizar um diagnóstico para guiar as ações do IJUS Jovem — Foto: IJUS / Divulgação

O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável (Funjus).

Em sua atuação o IJUS mantém “bandeiras de atuação” com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são, apoiar mulheres , jovem empreendedor rural, juventude, ações na área de destinação de resíduos sólidos, conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/04/21/liderancas-jovens-de-juruti-unem-forcas-e-discutem-acoes-para-o-desenvolvimento-local.ghtml