Criado em 3 de Maio de 2023 às 17:27

Ufopa lançará protótipo de bicicleta fixa geradora de energia elétrica em Santarém e região

26/04/2023 - G1 Santarém e região — PA - Positiva

3 de Maio de 2023 às 17:27

O lançamento acontecerá nesta quinta-feira (27).

Lançamento da 'bike cel' será realizado no campus Tapajós da Ufopa em Santarém  — Foto: Divulgação
Lançamento da 'bike cel' será realizado no campus Tapajós da Ufopa em Santarém — Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), lançará nesta quinta-feira (27) a 'bike cel', uma bicicleta geradora de energia, que faz parte de um projeto que integra o Plano de Gestão Sustentável da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), voltado para aproveitamento de resíduos e eficiência energética, e ainda o Programa de Sensibilização Ambiental, todos eles em desenvolvimento pela Sinfra e suas subunidades.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“O movimento do seu corpo conectado à preservação do ambiente” é o tema do lançamento do projeto que replica o protótipo de uma bicicleta fixa geradora de energia elétrica, desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Isso porque deve servir de modelo à comunidade interna e externa da Ufopa como uma alternativa viável de geração de energia que alie a prática de atividade física à redução da demanda de energia em fonte convencional e redução da emissão de dióxido de carbono (CO2), pois a energia gerada pelo protótipo, por meio do movimento físico de seus usuários, transformará a energia mecânica em energia elétrica.

A princípio, o projeto deve atender a todos os os sete campi da Ufopa. Inicialmente está prevista a montagem e instalação de duas unidades da Bikecell no Campus Santarém e uma em cada um dos outros seis campi (Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná).

Isso totaliza um contingente de 300 a 1.000 pessoas diretamente em contato, visto que a proposta é deixar os protótipos disponíveis em espaços da universidade.

O lançamento será realizado no Bloco de Salas Especiais (Prédio Laranjão), Unidade Tapajós, Campus Santarém, a partir das 10h.