Criado em 22 de Abril de 2024 às 16:56

08/08/2023 - G1 - Positiva

22 de Abril de 2024 às 16:56

Afroteca Willivane Melo completa primeiro ano de funcionamento em Santarém
Uma programação especial será realizada no Theatro Victória sexta-feira (11) para celebrar a data.
Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA

08/08/2023 08h30  Atualizado há 8 meses

Espaço Afroteca Willivane Melo completa um ano de funcionamento em Santarém  — Foto: MPPA
Espaço Afroteca Willivane Melo completa um ano de funcionamento em Santarém — Foto: MPPA

O projeto Kiriku/Afroliq (Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Amazônica e Quilombola) da Universidade Federal Oeste do Pará e o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Ministério Público do Pará (Nierac/MPPA) realizam nesta sexta (11) no Theatro Victória, a partir das 08h30, uma programação especial em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da Afroteca Willivane Melo.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O espaço destinado às crianças, especialmente alunos e professores da Educação Básica do Baixo Amazonas, é voltado para leitura e atividades lúdicas para o desenvolvimento de uma educação antirracista.

O nome da Afroteca é uma homenagem à psicóloga maranhense Willivane Melo, que trabalhou no Pará, como professora e pesquisadora, e se dedicou aos temas de educação, comunidades quilombolas e relações étnico-raciais.

Segundo o professor Luiz Fernando de França, coordenador do Kiriku, o projeto avalia e investiga como as relações raciais, como o racismo e a discriminação, estão presentes nos Cemeis, como isso atinge as crianças e como elas se manifestam, a partir da própria visão das equipes e familiares.

Nas unidades onde são identificadas e diagnosticadas manifestações de discriminação, o projeto em conjunto com a coordenação pedagógica constroem estratégias para o desenvolvimento de relações respeitosas para promover a igualdade racial.

Letramento racial
Atuante nas relações raciais e literatura infantil antirracista nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) em Santarém, o Projeto Kiriku busca disseminar o letramento racial, ou seja, o conhecimento sobre a temática racial com a finalidade de desenvolver a capacidade de interpretação de códigos e práticas racistas do cotidiano e gerar ferramentas para coibir essas práticas por ações antirracistas.

As visitas de alunos da educação infantil são agendadas. Os agendamentos de turmas das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e demais escolas, podem ser feitos por meio de formulário eletrônico.

Na Afroteca, a equipe apresenta alternativas pedagógicas à construção de uma educação antirracista, sendo realizada a intervenção pedagógica por meio da literatura infantil.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/08/08/afroteca-willivane-melo-completa-primeiro-ano-de-funcionamento-em-santarem.ghtml