Criado em 22 de Abril de 2024 às 17:15

Barco hospital Abaré realiza quinta expedição do ano para atender 44 comunidades do Tapajós

09/08/2023 - G1 - Globo - Positiva

22 de Abril de 2024 às 17:15

A expedição conta com atendimentos em pediatria, ginecologia, pequenas cirurgias e medicina de família em comunidade.
Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA

09/08/2023 15h26  Atualizado há 8 meses

Barco hospital escola Abaré realiza quinta expedição do ano de 2023 com estudantes do Grupo Inspirali — Foto: Sílvia Vieira / g1

A bordo do barco hospital Abaré, profissionais de saúde e alunos do último ano do curso de Medicina em faculdades do Grupo Inspirali Educação S/A participam da 5ª expedição do ano, que iniciou na última terça-feira (8) e se estende por 10 dias com atendimentos a comunidades ribeirinhas da região do Tapajós, no oeste do Pará.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
"Com essa parceria além dos serviços de atenção básica que a Semsa oferece, que são: exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, serviços de odontologia e vacinação, o grupo Inspirali traz as especialidades para essa expedição, em pediatria, ginecologia, pequenas cirurgias e medicina de família em comunidade. A gente otimiza por meio dessa parceria com Ufopa e a Semsa, essas especialidades do grupo Inspirali para atendimento às comunidades", disse administrador da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Ufopa e gestor do Navio Abaré, José Dirceu Costa.

A embarcação é gerenciada por meio de um acordo de cooperação entre a Ufopa, responsável pela guarda e manutenção preventiva e corretiva da parte naval, e a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável por toda logística, incluindo a equipe de saúde, materiais, insumos, alimentação e abastecimento da unidade fluvial.

O diferencial dessa expedição, segundo a Semsa, é a gama de especialidades disponibilizadas pelo Grupo Inspirali para atendimento às comunidades, um total de 44. Para atender essa demanda, o grupo participa com 35 voluntários.

Sobre o Abaré
O barco hospital escola Abaré de propriedade da universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi pioneiro como UBSF construída e se tornou política pública. Desde 2010 com a publicação da portaria nº 4090 de 17 de dezembro de 2010, se tornou UBSF Intermunicipal atendendo comunidades ribeirinhas dos municípios Santarém, Belterra e Aveiro, porém o recurso destinado pelo Ministério da Saúde só é utilizado pelo município de Santarém, que está no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Por meio de acordos firmados com as secretarias municipais de saúde dos municípios a Ufopa é responsável peja manutenção do navio hospital e faz gestão compartilhada com esses órgãos, e capta recurso para manter as expedições nas comunidades de Aveiro e Belterra.

A embarcação tem quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da missão. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/08/09/barco-hospital-abare-realiza-quinta-expedicao-do-ano-para-atender-44-comunidades-do-tapajos.ghtml