Criado em 19 de Abril de 2024 às 16:19

Ministro das Comunicações diz que infovias vão facilitar o acesso de amazônidas à educação e à telemedicina

06/08/2023 - G1 - Globo - Ufopa citada

19 de Abril de 2024 às 16:19

O projeto Norte Conectado terá ao todo oito infovias. Toda essa estrutura vai atender 10 milhões de brasileiros em 59 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Por Gleilson Nascimento, g1 Santarém e Região — PA

06/08/2023 21h13  Atualizado há 8 meses

Ministro das Comunicações Jucelino Filho falou da importância da Infovia. — Foto: Gleilson Nascimento/g1

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, desembarcou na tarde deste domingo (6) no aeroporto internacional Wilson Fonseca, em Santarém, oeste do Pará. O ministro chegou acompanhado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e foi recepcionado pela reitora da Ufopa, Aldenize Xavier e políticos da região.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os ministros vieram participar da solenidade de inauguração da infovia 01, do programa Norte Conectado, que ocorre na segunda-feira (7), em Santarém, com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na cidade desde a tarde de sexta (4).

No saguão do aeroporto, o ministro conversou com a imprensa sobre importância da Infovia 01, e informou que por meio do programa Norte Conectado, muitas pessoas na região norte do país serão beneficiadas. O investimento na casa dos R$ 1,3 bi vai conectar Santarém ao Amazonas.

Nesse trecho, de acordo com o governo, 11 municípios e três milhões de pessoas receberão internet. Cidades como Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas, estarão conectadas a essa rede de alta velocidade.

“Nosso trabalho é olhar para esses brasileiros e buscar inserir eles nesse mundo digital, fazendo com que essa conectividade chegue na vida dessas pessoas, na área da saúde, por meio da telemedicina, da educação, conectando as escolas”, afirmou.

As fibras ópticas submerssas no leito do rio Amazonas, percorrem 1,100 quilômetros de extensão. Pelo menos mais três infovias serão entregues ainda neste ano (02,03 e 04) criando uma rede metropolitana. Ao todo serão 8 infovias ligando todos os estados do norte.

Segundo o ministro, serão feitos consórcios onde as infovias forem instaladas. Empresas, via concessão, poderão explorar as infovias futuramente.

Telemedicina
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o momento é histórico e de extrema importância para a medicina, porque deve levar atendimento médico às comunidades remotas por meio da telemedicina e do teleatendimento. Com a nova tecnologia, ações de saúde realizadas pelo navio/hospital Abaré via Ufopa nos municípios da região, devem melhorar ainda mais.

“A saúde é um dos sentidos maiores dessa conexão. Usando o barco Abaré, uma das unidades fluviais de saúde da atenção primaria, nós podemos estar levando essa atenção aos povos ribeirinhos de uma forma muito qualificada. E agora, com a Infovia será possível conectar as unidades básicas de saúde da região fortalecendo assim os trabalhos da atenção primaria”, disse.

Já a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier destacou que com a instalação da Infovia 01, a educação terá um grande avanço e um impacto positivo em toda as áreas além da preservação da Amazônia.

“Isso não é importante só para Santarém, não é só para universidade do oeste do Pará, mas é muito significativo para toda a região amazônica, em especial nesse momento que debatemos clima, buscando caminhos alternativos. Eu penso que o principal recado que temos de mostrar, tanto para o Brasil quanto pro mundo, é que o investimento é necessário para nós garantirmos as mudanças climáticas e investir nas pessoas que aqui estão”, ressaltou a reitora.

A opção pela infovia submersa em leitos dos rios tem impacto ambiental menor. Caso a opção fosse rede enterrada ou por postes, quase 70 milhões de árvores poderiam ser derrubadas para garantir a extensão desta rede. O cabeamento foi feito para durar 25 anos submersos nos rios.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/08/06/ministro-das-comunicacoes-diz-que-infovias-vao-facilitar-o-acesso-de-amazonicas-a-educacao-e-a-telemedicina.ghtml