Criado em 23 de Fevereiro de 2023 às 15:30

Para melhorar plantações de mandioca, Prefeitura de Óbidos inicia parceria com o projeto Maniva Tapajós

04/02/2023 - Pará Terra Boa - Ufopa citada

23 de Fevereiro de 2023 às 15:30

Foto: Prefeitura de Óbidos

A Prefeitura de Óbidos e professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) já começaram as discussões sobre as ações de parceria com o projeto Maniva Tapajós, que começou em 2014 na Vila de Boa Esperança, município de Santarém.

Durante o encontro, foram apresentados os perfis dos produtores a serem atendidos e as estratégias de ações para 2023, que devem ser iniciadas em fevereiro. Vale ressaltar que os resultados positivos fizeram com que a iniciativa estendesse o plano de ação para atender a produtores rurais de municípios como Belterra e Mojuí dos Campos, e agora para Óbidos. A partir do projeto, os agricultores têm a oportunidade de ter produções saudáveis e sustentáveis.

“Não podíamos deixar passar essa parceria que trará inúmeros benefícios aos agricultores obidenses, que trabalham com a cultura da mandioca. O governo municipal, na pessoa do prefeito Jaime Silva, tem a preocupação de fechar esse tipo de parceria, que deve trazer melhorias e benefícios ao nosso município”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, Roberto Pinedo.

Como é sabido pelos leitores do Pará Terra Boa, o Pará é o maior produtor de mandioca no Brasil, com uma representatividade de 21,95% da produção brasileira, segundo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Dentre os estados da Região Norte, a produção paraense representa aproximadamente 61,57%.

O Maniva Tapajós se preocupa em definir áreas para multiplicar o material genético desta nova qualidade de maniva. Após a definição da área, será realizada a coleta de solo para análise físico-química de fertilidade com acompanhamento dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB) e coordenadores do projeto da Ufopa. Depois, outras ações serão realizadas para assegurar a propagação e expansão da planta que apresenta maior produtividade e resistência diante de doenças.

Durante os oito anos de atuação do projeto, já foram distribuídas mais de 15 mil mudas de mandioca micro propagadas a produtores da região oeste do Pará. Antes disso esses trabalhadores já enfrentaram elevados prejuízos com um fungo que afetou a raiz da maniva.

Fonte: Prefeitura de Óbidos

Link: https://www.paraterraboa.com/agricultura/para-melhorar-plantacoes-de-mandioca-prefeitura-de-obidos-inicia-parceria-com-o-projeto-maniva-tapajos/