Criado em 27 de Fevereiro de 2023 às 15:10

Ufopa busca expansão para mais municípios do Oeste do Pará e implantação de curso de Medicina em Santarém

15/02/2023 - Amazônia OnLine - Positiva

27 de Fevereiro de 2023 às 15:10

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) busca expandir suas atividades em mais municípios do Oeste do Pará e implantar o curso de Medicina na sede em Santarém. Os temas foram discutidos em uma reunião realizada entre a reitora Aldenize Xavier e representantes da universidade e autoridades políticas da bancada paraense no legislativo federal e no estadual.

A proposta de expansão envolve a criação de polos em diversos municípios da região, incluindo Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Jacareacanga, Medicilândia, Placas, Prainha, Terra Santa, Trairão e Uruará, além de transformar os núcleos de Rurópolis e Novo Progresso em campi. Com isso, a Ufopa passaria a oferecer um total de 40 cursos presenciais e 10 na modalidade EaD na sede em Santarém, e 24 cursos presenciais e 16 EaD nos campi regionais.

A implantação do curso de Medicina na Ufopa também foi discutida, com um projeto pedagógico inovador que se inicia no Bacharelado Interdisciplinar e avança até a formação, a residência médica e posteriormente o mestrado e o doutorado. A justificativa para a vinda do curso para a região foi baseada em dados da Demografia Médica no Brasil, que apontam para uma grande concentração de médicos em Belém, capital do estado do Pará, em detrimento das demais regiões.

Os parlamentares convidados mostraram interesse na proposta e em contribuir para que os encaminhamentos possam entrar na pauta dos órgãos que têm poderes para efetivação dos projetos. A reitora ressaltou a importância de um trabalho articulado com os demais reitores da Amazônia e também com a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, buscando equilibrar as necessidades da região à capacidade institucional da Ufopa.

Com informações da UFOPA

Link: https://amazoniaonline.com.br/2023/02/15/ufopa-busca-expansao-para-mais-municipios-do-oeste-do-para-e-implantacao-de-curso-de-medicina-em-santarem/