Criado em 9 de Fevereiro de 2023 às 15:10

27/01/2023 - Agência Pará - Ufopa citada

9 de Fevereiro de 2023 às 15:10

Etapa final da Superliga Universitária começa no Ginásio da Uepa
Os jogos ocorrem até o próximo domingo nos campi III (Educação Física) e II (CCBS) da Uepa, e nas instalações do IFPA e da Ufra

Por Marília Jardim (UEPA)

O Ginásio da Escola Superior de Educação Física, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, recebeu na noite desta sexta-feira (27) a solenidade de abertura da etapa final da Superliga Universitária. “É um prazer participar pela primeira vez da Superliga. É bem inovador, porque antigamente a gente só tinha o Inter Ufra, e agora a Superliga abrangeu todo o Estado e todas as Universidades. Sem dúvida, foi uma ideia excelente. Espero que continue nos próximos anos", disse Leandro Lira, estudante de Engenharia Agrícola da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus de Tomé-Açu, na região Nordeste. Ele integra o time de handebol que ganhou da equipe da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal, no primeiro dia da competição.

Superliga reúne atletas de todas as regiões do Pará
Foto: Marília Jardim/Ascom Uepa

A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, destacou a inclusão dos paradesportistas que participaram dos jogos. "Os paratletas que estão aqui já fizeram bonito, e como eles mesmos disseram, são exemplos e incentivadores para as próximas edições da Superliga", afirmou Ilma Pastana.

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Ruela Xavier, disse estar "orgulhosa do desempenho dos alunos da Universidade", e acrescentou que "a atividade esportiva garante qualidade de vida e motivação, por isso o investimento em esporte é um investimento na ciência".
Solenidade de abertura no ginásio da Uepa
Foto: Marília Jardim/Ascom Uepa

Segundo Marcel Botelho, titular da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), instituição apoiadora do evento, "é no esporte que a gente aprende disciplina, ganhar, perder, cooperar. Então, precisamos valorizar o esporte universitário".

Homenagens aos reitores e outras autoridades
Foto: Marília Jardim/Ascom UepaHomenagens - Ainda durante a solenidade de abertura foram entregues placas em homenagem para os reitores das Instituições de Ensino Superior, autoridades presentes e organizadores, como reconhecimento ao incentivo ao esporte universitário paraense.

Em 2022 foram realizadas etapas em oito regiões. A Superliga conta com a participação das seis Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará: Uepa, UFPA, Ufra, Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Ufopa.

Até o próximo domingo (29), os campeões regionais se enfrentam na etapa final da competição. Os jogos são realizados desde quinta-feira (26) nos campi III (Educação Física) e II (CCBS) da Uepa, e nas instalações do IFPA e da Ufra.

Link: https://agenciapara.com.br/noticia/40993/etapa-final-da-superliga-universitaria-comeca-no-ginasio-da-uepa