Criado em 13 de Fevereiro de 2023 às 16:29

29/01/2023 - Agência Pará - Ufopa citada

13 de Fevereiro de 2023 às 16:29

Jogos universitários da Superliga terminam hoje, 29
Por Marília Jardim (UEPA)

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
Encerra hoje (29/01), a programação da Superliga Universitária, que iniciou na última quinta-feira, 26, a fase final das competições esportivas entre estudantes das instituições públicas de ensino superior de todo o estado do Pará.

A Superliga é parte integrante do projeto Gestão do Esporte Universitário, coordenado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
O modelo inovador tem como pilares a integração e a inclusão. Ao longo do ano de 2022, estima-se o envolvimento e participação de mais de 20 mil alunos em oito polos regionais do estado do Pará. O projeto deixará um legado material a todos os 68 campi participantes, com a destinação de materiais esportivos para criação de áreas de lazer.

Para o professor da Uepa e coordenador geral do projeto de Gestão do Esporte Universitário, Higson Coelho, "o projeto foi feito para os alunos, que estão fazendo história nesse momento de integração, para que todos possam participar da Superliga".

O projeto de pesquisa gestão do esporte universitário oferece dados precisos para a formação técnica e profissional na área desportiva, por meio do acompanhamento e análise dos participantes. Os resultados das pesquisas poderão auxiliar nos estudos de performance dos atletas esportivos.

Além disso, "pela primeira vez, conseguimos integrar todas as regiões do estado do Pará, além de ser o primeiro projeto a ter o paradesporto como prioridade", conforme destaca o professor Higson.

Participaram paratletas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Instituto Federal do Pará (Ifpa) e da Universidade Federal do Pará (Ufpa), além de atletas convidados da Associação Clube Esporte Adaptado (Aceab).

Gabriel Figueiredo, atleta da Aceab, participou das competições de natação pela primeira vez. Ele destaca que "foi uma experiência nova, a gente aprende a forma prática e leva o aprendizado pra vida".

Já para Brenda Lima, que cursa Engenharia de Pesca na Ufra, vencedora da categoria universitária de tênis de mesa, que leva para a vida o lema mente sã, corpo são, "a iniciativa da Superliga mudou totalmente o modo de vivenciar a universidade".

A Superliga conta com a participação das seis Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará: Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A etapa final das competições em Belém estão sendo realizadas no Campus III (Educação Física) e II (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Instituto Federal do Pará (IFPA) e na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

A cobertura dos resultados dos jogos podem ser acompanhadas pelo aplicativo ou pelo Instagram.

Link: https://agenciapara.com.br/noticia/41008/jogos-universitarios-da-superliga-terminam-hoje-29