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Criado em 9 de Fevereiro de 2023 às 15:08

UFOPA e Universidade Federal de Brasília publicam, em parceria, o livro “Infâncias, Culturas e Educação”...

27/01/2023 - TAPAJÓS DE FATO - Ufopa citada

9 de Fevereiro de 2023 às 15:08

UFOPA e Universidade Federal de Brasília publicam, em parceria, o livro “Infâncias, Culturas e Educação”, que traz um capítulo escrito pela professora e artista santarena Priscila Castro"

A ideia da coletânea é falar, reconhecer, pensar sobre as crianças como participantes ativas dos processos de produção científica…”, comenta Priscila Castro.
27/01/2023 às 12h38Por: Marta SilvaFonte: Tapajós de FatoCompartilhe:Priscila Castro/ foto reprodução arquivo pessoal    Priscila Castro/ foto reprodução arquivo pessoal
No último dia 18 de janeiro (quarta-feira ), a professora, mestre em educação pela UFOPA, coordenadora do Projeto Sementes Musicais e cantora Priscila Castro, em suas redes sociais, nos apresentou o livro Infâncias, Culturas e Educação, onde a mesma foi responsável pela escrita de um capítulo intitulado “Eu só não gosto quando não tem: como crianças percebem o ensinar e aprender música em um projeto de inclusão sociocultural na Amazônia”. 

“A idéia da coletânea é falar, reconhecer, pensar sobre as crianças como participantes ativas dos processos de produção científica. Além disso, a gente também considera o ponto de vista dessas crianças enquanto atores sociais. A partir dessa discussão é o capítulo que eu escrevi que é sobre como as crianças vivenciam o processo ensino-aprendizagem do Projeto Sementes Musicais…”, nos conta Priscila Castro.

Imagem: Livro Infâncias, culturas e educação/ Foto reprodução redes sociais

O livro, fruto de pesquisas realizadas por pesquisadoras (es) da Universidade de Brasília - Unb, conjuntamente com pesquisadoras (es) da Universidade Federal do pará - UFOPA, apresenta uma coletânea de textos, frutos de estudos, que visam - de acordo com a professora da Universidade Federal do Pará, Sônia Regina dos Santos Teixeira, que assina o prefácio do livro - “conhecer as crianças e os diferentes modos e possibilidades delas viverem suas infâncias em imanência à realidade social em que estão inseridas, reconhecendo-as como participantes ativas dos processos de produção científica e considerando seus pontos de vista…”.

A coletânea, organizada pelas professoras Daiane Aparecida A. de Oliveira, Adria Juliana Vasconcelos Sousa da Silva, Iani Dias Lauer-Leite e Patrícia Lima Martins Pederiva, está dividida em duas partes: a primeira, intitulada "As crianças nas culturas", apresenta seis estudos; a segunda, intitulada “As crianças e as artes”, contém mais seis estudos, entre eles o de Priscila Castro conjuntamente com Priscila Tavares Priante e Iani Dias Lauer-Leite.

Em conversa com o Tapajós de Fato, Priscila Castro nos conta que a coletânea apresenta doze estudos que, “por meio de suas pesquisas debatem, refletem sobre as crianças e como os modos diferentes de viver delas são possíveis, a partir da infância no contexto em que elas vivem… né, dependendo do seu contexto social, do seu contexto geográfico”.

Imagem: Professora, pesquisadora e cantora Priscila Castro/

 foto reprodução arquivo pessoal

Priscila enfatiza que o seu estudo é fruto de sua vivência dentro do Projeto Sementes Musicais, um projeto social, aqui em Santarém, que promove o ensino de música para crianças a partir dos 6 meses de idade. 

“O projeto Sementes Musicais é um projeto sociocultural que acontece a quase 10 anos em Santarém”.

Imagem: Projeto Sementes Musicais/ foto reprodução redes sociais

"Eu entrevistei 20 crianças que tinham mais de quatro, ou cinco anos, participando do projeto. Que participaram de alguns cursos, que vivenciaram, inclusive, as mudanças estruturais do projeto. Então as crianças ali estavam, a partir do ponto de vista delas, analisando o seu contexto de ensino aprendizagem, falando sobre a sua vivência enquanto ensino de música” afirma Priscila Castro.

Ainda sobre a coletânea e sua importância, a professora Sônia Regina insere no seu prefácio a seguinte frase de Vigotski, psicólogo cuja teoria embasou a maioria dos estudos inseridos na coletânea. 

“A criança é parte do entorno vivo (...) este meio nunca é externo para ela. Se a criança é um ser social e seu meio é o meio social, se deduz, portanto, que a própria criança é parte do meio social" (Vigotski, 1996).

E a partir dele ela pontua “penso, que nós, estudiosos, ainda não nos demos conta do quão revolucionária é essa afirmação de Vigotski, e do quanto ela pode redirecionar as pesquisas e as diferentes práticas sociais que realizamos para e com as crianças”. 

Outra pesquisadora que teve seus estudos inseridos na coletânea é a musicoterapeuta e pesquisadora, Adria Juliana Vasconcelos Sousa da Silva, que compartilhou a organização do seu capítulo com os (as) professores (as) da Universidade Federal do Oeste do Pará, Raimundo Nonato Aguiar Oliveira e Iani Dias Lauer-Leite.

 

Seu capítulo tem como título “Percepções docentes sobre as práticas educativas musicais de professores da Educação infantil em uma instituição do 3º setor”. Sobre a coletânea ela fala ao Tapajós de Fato.

Imagem: Adria Juliana Vasconcelos Sousa da Silva/ foto reprodução arquivo pessoal 

“Quando a gente decidiu fazer o livro foi porque nós sabíamos que, tanto no Pará quanto em Brasília, a gente estava com várias pesquisas que precisavam ser divulgadas, para ser mostrado os trabalhos de nossos pesquisadores, falar sobre a importância, mostrar que aqui onde nós estamos no Pará em Santarém, existem várias pesquisas que são muito importantes para o desenvolvimento humano”.

No texto que faz a apresentação do livro, assinado por Alice Martins Pederiva, Mestre pelo ISCTE-IUL em Psicologia das Relações Interculturais, a mesma aponta que “longe de ser receptoras passivas dos acontecimentos de seu entorno, crianças são indivíduos capazes de apresentar ferramentas valiosas para superar os desafios encontrados em suas culturas e nos processos educativos estabelecidos”. 

Logo, a coletânea Infâncias, Culturas e Educação é uma vitória por demonstrar o potencial da pesquisa realizada no interior da Amazônia; é também uma importante ferramenta para apresentar ao mundo as diferentes infâncias a partir do olhar da criança. 

O livro, publicado pela Editora Pedro e João editoras, está disponível para download, de forma gratuita, no link https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/infancias-culturas-e-educacao/

 

Link: https://www.tapajosdefato.com.br/noticia/1036/ufopa-e-universidade-federal-de-brasilia-publicam-em-parceria-o-livro-linfancias-culturas-e-educacaor-que-traz-um-capitulo-escrito-pela-professora-e-artista-santarena-priscila-castro