Criado em 20 de Junho de 2023 às 17:38

Abertas inscrições para o III Seminário Climate-U Praxis Ufopa 2023; saiba como participar

16/06/2023 - G1 - Globo - Positiva

20 de Junho de 2023 às 17:38

Além de debates e visita às cadeias socioprodutivas, será exibido o documentário 'Bioeconomia Ecológica Circular na Amazônia: conexões entre universidade, comunidade e mudanças climáticas'.
16/06/2023 08h00  Atualizado há 4 dias

Seminário vai discutir o papel das universidades no contexto das mudanças climáticas (imagem ilustrativa) — Foto: Wank Carmo/Divulgação

Estão abertas as inscrições para o III Seminário Climate-U Praxis Ufopa 2023, evento que será realizado nos dias 19 e 20 de junho, em Santarém, oeste do Pará, com o objetivo de discutir o papel das universidades no contexto das mudanças climáticas. A iniciativa visa a dialogar de que forma o ensino, a pesquisa e a extensão podem desenvolver ações a partir deste tema que afeta a sociedade como um todo.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Gratuitas, as inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico e a participação presencial é necessária para obter o certificado do evento.

O evento ocorrerá em três momentos. O primeiro será o III Encontro de Socialização da Pesquisa Ação Participativa (PAP), que foi realizada no ano de 2022 na Vila de Anã, situada na Resex Tapajós-Arapiuns. A atividade ocorrerá na segunda-feira (19), das 7 às 16 horas, na Vila de Anã. Haverá visita às cadeias socioprodutivas, inauguração da Praça da Sustentabilidade Digital e o lançamento do documentário “Bioeconomia Ecológica Circular na Amazônia: conexões entre universidade, comunidade e mudanças climáticas”.

À noite, a partir das 19h, ocorrerá o segundo momento do evento no I Seminário de Curricularização da Extensão do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), com a realização da mesa-redonda "A Universidade e o Clima: compartilhando ensinamentos no âmbito do Projeto em Rede Internacional Climate-U (UCL e Praxis Ufopa)”, no auditório do Iespes, situado na Rua Coaracy Nunes, nº 3315, bairro do Caranazal.

A programação prossegue no dia 20 de junho (terça-feira), a partir das 8 horas, no auditório da Unidade Tapajós da Ufopa, com o painel temático “A integração ensino, pesquisa e extensão: Quais os desafios das universidades com as mudanças climáticas?”. A atividade contará com a participação da professora doutora Tânia Brasileiro, da Ufopa; e dos professores doutores Tristan McCowan, da University College London (UCL), e Salomão Hage, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Também haverá a exibição do documentário “Bioeconomia Ecológica Circular na Amazônia: conexões entre universidade, comunidade e mudanças climáticas”.

Pesquisa
A pesquisa em rede internacional "Transforming Universities for a Changing Climate – CLIMATE-U" ("Transformando Universidades para um Clima em Mudança", em livre traduação) é coordenada pelo professor Tristan McCowan, da University College London (UCL), em parceria com universidades de países em situação climática e ambiental vulnerável, buscando enfrentar as causas das mudanças climáticas e alcançar o desenvolvimento sustentável. Participam da pesquisa instituições do Brasil, Fiji, Moçambique, Quênia, Jamaica, Marrocos, Índia e Tanzânia. Mais informações AQUI.

No Brasil, cinco universidades participam da Rede Climate-U: Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). A coordenação-geral é da professora Luciana Brandli (UPF), e as coordenações locais são dos professores Salomão Antônio Mufarrej Hage (UFPA), Tercio Ambrizzi (USP), Tânia Suely Azevedo Brasileiro (Ufopa) e Sônia Fátima Schwendler (UFPR).

A partir da incorporação, em outubro de 2021, do grupo de estudos e pesquisa Praxis Ufopa ao projeto “Transforming Universities for a Changing Climate (Climate-U)”, a Ufopa passou a integrar essa rede internacional, tendo a professora Tânia Suely Azevedo Brasileiro como coordenadora do Projeto Climate-U na Ufopa e como vice-coordenador o técnico Luís Alípio Gomes.

Em 22 de março de 2022, o subprojeto “Desafios de uma bioeconomia ecológica e circular na Resex Tapajós Arapiuns: um estudo de caso na Vila do Anã” é aprovado pela University College London, em edital aberto para novos afiliados ao Climate-U, para realizar pesquisa ação participativa a fim de fortalecer a criação do Coletivo de Bioeconomia Ecológica Circular da Floresta da Vila do Anã.

O subprojeto foi integrado ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/Ufopa), doutorado da área de Ciências Ambientais, que tem como um de seus objetivos fornecer embasamento teórico-metodológico para integrar os conhecimentos das áreas das ciências a fim de compreender a complexidade dos problemas socioambientais nos processos do desenvolvimento sustentável.

Entre as metas do subprojeto, está o estabelecimento de redes de pesquisas temáticas, intra e interinstitucionalmente relacionadas aos objetivos de construção da sustentabilidade.

Membros pesquisadores do Climate-U Praxis Ufopa:

Profa. Dra. Tânia Suely Azevedo Brasileiro – Coordenadora
Prof. Dr. Luís Alípio Gomes – Vice-Coordenador
Profa. Dra. Klaudia Yared Sadala – Pesquisadora Bolsista Climate-U
Adriane Panduro Gama – Doutoranda PPGSND – Bolsista Fapespa
Luciandro Tássio Ribeiro de Souza – Mestrando PPGSAQ – Bolsista Capes
Elian Mara Sousa Carvalho – Graduanda LIE – Bolsista Pet/Capes
Danilo Duarte Godinho – Docente Tutor Eb-Anã – Bolsista Climate-U
Aline Sousa Cardoso – Ic/Eb-Anã – Bolsista Climate-U
Elizandra Dos Santos Amorim – Ic/Eb-Anã – Bolsista Climate-U
Jander Ferreira Cardoso – Ic/Eb-Anã – Bolsista Climate-U
Milena Da Silva Godinho – Bolsista Ic/Eb-Anã – Bolsista Climate-U