Criado em 12 de Julho de 2023 às 18:41

27/06/2023 - Portal Gov.br - Ufopa citada

12 de Julho de 2023 às 18:41

Anatel consegue avanços em levar conectividade à Região Norte
O cabo óptico subfluvial entre Santarém e Manaus foi lançado e a conclusão da implantação das redes metropolitanas ópticas terrestres está prevista para fim de agosto
Compartilhe:  Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitterlink para Copiar para área de transferência
Publicado em 27/06/2023 15h16
Imagem Infovia 01.jpeg
Nessa sexta-feira, dia 23/6, foi realizada apresentação online pelo conselheiro da Anatel Moisés Moreira e pelo superintendente de outorgas, Vinicius Caram, do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) para Implantação de backbone em fibra óptica subfluvial na região Norte. Na ocasião, foi informado o atendimento a nove prefeituras, oito Fóruns, uma Unidade Integrada de Polícia, 11 Hospitais e 132 escolas públicas urbanas.

Participaram da reunião: representantes de nove municípios, a Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) de Santarém, o Comandante da Estação Naval Rio Negro de Manaus, o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) de Brasília e o Diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já havia aprovado, no dia 01/12/2020, o Projeto de Expansão da Infraestrutura de Comunicações na Região Amazônica, para Implantação de backbone em fibra óptica subfluvial. Esse projeto, proposto pelo Ministério das Comunicações (MCOM), também conhecido como Projeto PAIS (Programa Amazônia Integrada e Sustentável), estabelece a Infovia 01 (Santarém-PA/Manaus-AM), a ser executada pela Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD). A aprovação se deu como projeto adicional para utilização do saldo remanescente dos recursos aportados pela entidade, decorrente do desligamento da TV analógica e migração para a TV digital.

Consta do projeto da Infovia 01 (Santarém-PA/Manaus-AM):

O lançamento de cabo óptico subfluvial entre os municípios de Santarém-PA e Manaus-AM (já ocorrido)
a implantação de Redes Metropolitanas ópticas terrestres (com previsão de conclusão no fim de agosto) em nove municípios ao longo do trajeto: Curuá-PA, Óbidos-PA, Oriximiná-PA, Juruti-PA, Terra Santa-PA, Parintins-AM, Urucurituba-AM, Itacoatiara-AM e Autazes-AM. As Redes Metropolitanas interconectarão, em cada um dos nove municípios, escolas públicas urbanas, sede do Tribunal de Justiça local, Hospital e praça pública
A aquisição e a instalação de um Ponto de Acesso (Access Point) sem fio (tecnologia WiFi) em cada um dos pontos de atendimento

Link: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-consegue-avancos-em-levar-conectividade-a-regiao-norte