Criado em 13 de Junho de 2023 às 16:56

Em Santarém, Festival Égua do Clima debate políticas de enfrentamento às mudanças climáticas

07/06/2023 - Jornal Floripa - Positiva

13 de Junho de 2023 às 16:56

junho 7, 2023 - 12:33 pm

A ideia do festival surgiu durante uma aula da turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias das Águas (BICTA). Chuva cai ao lado de um recorte feito na floresta para ser usado na agricultura perto de Santarém (PA)

Nacho Doce/AFP
Já é nesta quarta-feira (7) a partir das 14h30 no auditório da Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém, o I Festival Amazônico Égua do Clima. O evento que é aberto ao público e à comunidade acadêmica, debate sobre as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas com a participação de lideranças da sociedade civil.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Participarão do debate: Val Munduruku, da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós; Viviane Borari, da Askaruana – Mulheres Indígenas das Águas e Florestas; Leila Borari, da Associação Amazônia de Pé; Isabelle Maciel, do Tapajós de Fato; Léo Ferreira, do WWF-Brasil; Fábio Pena, do Projeto Saúde e Alegria; Luísa Falcão, da Plataforma Cipó; e Johnson Portela, do Movimento Tapajós Vivo. Em seguida, haverá exibição de curtas-metragens com temas ambientais.
O encerramento do Festival Égua do Clima ocorrerá a partir das 19h30, no Madeirão da Unidade Tapajós, com apresentação do Grupo de Carimbó Suraras do Tapajós e da DJ Pedrita.
Festival
Organizado pelo Bacharelado em Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), em parceria com a Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós e o Projeto Saúde & Alegria, o Festival Égua do Clima é um evento de extensão que visa a abordar as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas na Amazônia, a partir da visão de grupos vulneráveis, como comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas.
A ideia do festival surgiu durante uma aula da turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias das Águas (BICTA), na disciplina “Tópicos Especiais em Gestão Ambiental”.
“Acreditamos que o I Festival Égua do Clima é iniciativa inédita na região Oeste do Pará, podendo inclusive trazer impactos na forma de resistência social. O tema das mudanças climáticas ainda precisa ser acumulado pela sociedade para o aprimoramento das políticas de enfrentamento ao aquecimento global, assim como a garantia dos direitos humanos, sociais, econômicos e territoriais, especialmente sobre o papel da Amazônia neste debate”, afirmou o professor Rafael Caldeira Magalhães, responsável pelo evento.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link: https://jornalfloripa.com.br/pagina/283437