Criado em 20 de Julho de 2023 às 17:49

Ibama promove capacitação de sensoriamento remoto em Manejo Florestal Sustentável em Santarém

29/06/2023 - Pará Terra Boa - Uopa citada

20 de Julho de 2023 às 17:49

Foto: Ibama
O Ibama promoveu, neste mês de junho, o curso “Sensoriamento Remoto em Manejo Florestal Sustentável”, ministrado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém (PA).

A iniciativa capacitou 34 servidores públicos de dez órgãos ambientais de todo o País para que possam aprimorar a atuação de suas atividades de monitoramento, fiscalização e licenciamento ambiental na Amazônia, por meio do chamado Manejo Florestal Sustentável (MFS.

Os participantes tiveram um dia na Floresta Nacional do Tapajós quando foram apresentados a técnicas e ferramentas que empregam imagens de satélite na avaliação e monitoramento das áreas de manejo e puderam confrontar a interpretação das imagens de satélite com a intervenção realizada no campo.

O curso faz parte do projeto “Fortalecimento da governança dos órgãos ambientais da Amazônia em Manejo Florestal Sustentável”, aprovado junto ao Fundo Euroclima, da União Europeia. O objetivo da capacitação é aprimorar análises e monitoramento das áreas autorizadas, impulsionando a bioeconomia amazônica.

Foram discutidas questões e desafios comuns entre os Estados da Amazônia Legal e tratados os princípios básicos de sensoriamento remoto aplicados às análises e ao acompanhamento de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs).

O curso ainda mostrou técnicas importantes para a atuação das instituições ambientais na Amazônia. como a de identificação de corte seletivo e de instalações de infraestrutura por meio do uso de sensores adequados e do processamento das imagens e informações.

“A capacitação proporcionou o aprimoramento de técnicas de sensoriamento remoto e compartilhamento de conhecimentos sobre o tema. A integração entre as instituições é significativa em um contexto que se busca potencializar a qualidade e a eficiência das atividades relacionadas ao Manejo Florestal Sustentável,  disse  Alessandra Marasciulo, coordenadora do curso.

Para ela, a ação fortalece a gestão de uma das principais ferramentas de conservação e manutenção das florestas, contribuindo, inclusive, com o combate às mudanças climáticas,

O Ibama atua no MFS principalmente por meio das autorizações concedidas pelo Instituto nas concessões florestais federais, que hoje correspondem a cerca de um milhão de hectares na Amazônia.

O novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal (PPCDAm – 2023/2027) prevê a ampliação da área sob concessão florestal federal para cinco milhões de hectares, o que ressalta a importância da atividade como mecanismo de ampliação da governança florestal e geração de oportunidades de emprego e renda.

Além de servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram capacitados servidores do Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins.

Link: https://www.paraterraboa.com/meio-ambiente/ibama-promove-capacitacao-de-sensoriamento-remoto-em-manejo-florestal-sustentavel-em-santarem/