Criado em 3 de Julho de 2023 às 15:28

23/06/2023 - G1 - Globo - Positiva

3 de Julho de 2023 às 15:28

Para internautas 'Olha já' é a expressão que mais identifica o povo santareno
Quase 60% dos internautas que participaram da votação de 16 a 23 de junho se identificaram com a expressão 'Olha já'.
Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA

23/06/2023 10h47  Atualizado há uma semana

"Olha já" é apontada pelo Gelopa e também por internautas como expressão mais usada pelos santarenos — Foto: Arte g1

Na último dia 16, o g1 lançou uma enquete para saber dos internautas, qual a expressão que mais identifica o jeito de falar do povo santareno. O público votou e a maioria esmagadora dos 370 mil votos apontou a expressão "Olha já" como a mais falada pelos moradores de Santarém, oeste do Pará, que completou 362 anos de fundação na quinta-feira (22). A enquete foi encerrada às 10h desta sexta-feira (23).

A expressão mais votada na enquete é também a apontada pelos pesquisadores do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) da Ufopa, como a que mais identifica os santarenos. Desde a sua criação há 15 anos, o Gelopa realiza estudos sobre o linguajar não só dos santarenos, mas dos demais municípios da região.

Aos internautas foram dadas cinco opções de expressões, que segundo os estudos do Gelopa, são as usadas com maior frequência no dia a dia do povo santareno: Égua, Olha já, Mas quando, Mas credo e Toma-te. Veja abaixo o resultado da enquete:

Expressão que mais identifica os santarenos
Estudos do Gelopa também apontam a expressão 'Olha já' como a mais falada
Olha já: 57,74
Égua: 28,17
Mas quando: 12,68
Mas credo: 1,41
Toma-te: 0
Fonte: g1
Na pesquisa sobre a forma e o contexto de uso do ‘olha já’ na fala dos santarenos, o Gelopa observou que o santareno usa a expressão quando ele quer negar um fato. Por exemplo, se alguém diz: Tu estivestes ontem aqui! O santareno responde: 'Olha já, ontem eu estava em tal lugar'. Ou seja, ele usa o ‘olha já’ para negar algo. No vídeo abaixo, a professora Ediene Pena, coordenadora do Gelopa, explica os vários usos do "Olha já".

Professora fala sobre o linguaja dos Santarenos

A expressão Toma-te, que na enquete não teve votos, é objeto de estudo de uma estudante de mestrado da Universidade Federal do Oeste do Pará.

A dissertação de mestrado está sendo orientada pela professora Ediene Pena. Segundo ela, a expressão é muito usada pelos santarenos em situações em que o outro se dá mal, ou ainda, em uma situação de surpresa.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/06/23/para-internautas-olha-ja-e-a-expressao-que-mais-identifica-o-povo-santareno.ghtml