Ultima atualização em 12 de Julho de 2023 às 18:42

Parceria com Ufopa fomenta agricultura familiar em Alenquer e amplia contratos com o PNAE

27/06/2023 - G1 - Globo - Positiva

12 de Julho de 2023 às 18:42

Aumento de 150% nos contratos é resultado do empenho da Ufopa, desde 2018, em parceria com STTR, MPE, comunidades de assentamentos e Prefeitura de Alenquer.
Por g1 Santarém e Região — PA

27/06/2023 08h45  Atualizado há 2 semanas

Agricultura familiar ganha mais espaço em contrato da alimentação escolar em Alenquer (imagem ilustrativa) — Foto: PMBV

Em 2023, por meio das ações extensionistas desenvolvidas pela Incubadora de Economia Solidária da Amazônia (Iecosam), vinculada ao Campus da Ufopa em Alenquer, 23 assentados de reforma agrária dos projetos de assentamentos Curumu, Quilombo do Pacoval e PDS Paraíso já tiveram acesso a mais de R$ 500 mil em contratos com a Prefeitura Municipal de Alenquer.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Com apoio da Incubadora, os assentados conseguiram a inserção de uma variedade de produtos da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O aumento é de 150% em relação ao ano anterior.

“Esse trabalho é fruto da elevação do capital social dos agricultores familiares e do fortalecimento do arranjo interorganizacional que envolve desde 2018 a parceria da Ufopa com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Alenquer, assentados de reforma agrária do PDS Paraíso, Curumu e Pacoval, Ministério Público Estadual do Pará, via Catrapovos, e mais recentemente a parceria da nutricionista e secretária de Educação de Alenquer”, contou o coordenador da Iecosam, Prof. Raoni Azerêdo.

O coordenador da Iecosam ainda reforçou que a estratégia de posicionar a agricultura familiar-extrativista com foco no desenvolvimento territorial, revelando uma capacidade extraordinária da política pública no fomento à cooperação, geração de renda e inserção dos alimentos da sociobiodiversidade, faz que produtos cheguem com qualidade às escolas da rede pública de ensino.

A presidente do STTR de Alenquer, Aldemara Ferreira, destacou que o PNAE tem importância valiosa para os agricultores familiares, desde a dimensão organizativa a conhecer os ritos burocráticos, à preparação da produção e à entrega nas escolas. "Ainda há outros fatores, a exemplo do aumento da produção e diversificação produtiva, tendo em vista o mercado institucional seguro de venda, o aumento na geração de renda, com preços justos e comprobatórios das notas fiscais para fins previdenciários”, disse.

Assentados de Alenquer recebem apoio da Iecosam — Foto: Iecosam

Os assentados Maria Verônica (PA Curumu), Telma (Quilombo do Pacoval) e Ociclei (PDS Paraíso) reiteraram que, antes das atividades extensionistas, havia um completo desconhecimento sobre o PNAE, e agora, ao participarem do programa, observam ganhos gratificantes, como geração de renda para as famílias, alimentos que chegam com qualidade às escolas da rede pública de ensino e, principalmente, mostram a capacidade dos agricultores familiares de produzir alimentos e contribuir diretamente para o desenvolvimento do município.

Vanessa Barrozo, egressa do curso de Administração da Ufopa no Campus Alenquer, relembra que, quando era graduanda, foi muito gratificante assessorar os agricultores familiares e perceber, por meio das atividades extensionistas, que o curso de Administração iria além das grandes empresas privadas ou públicas. As organizações sociais eram veículos importantes para o fortalecimento do município, das comunidades, especialmente de sua família, no assentamento Curumu.

“Hoje, como egressa, continuo a assessorar os agricultores do PDS Paraíso, Curumu e Pacoval e me sinto realizada em contribuir no aprimoramento da política pública no município”, disse Vanessa.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/06/27/parceria-com-ufopa-fomenta-agricultura-familiar-em-alenquer-e-amplia-contratos-com-o-pnae.ghtml