Criado em 6 de Junho de 2023 às 17:45

01/06/2023 - PronaTEC - Ufopa citada

6 de Junho de 2023 às 17:45

PEIXE CONTAMINADO é encontrado em 6 estados do Brasil: cuidado!
A contaminação por mercúrio foi identificada em 80 espécies de peixes em 17 cidades de uma determinada região do país. Os danos para a saúde humana podem ser irreversíveis.
CURIOSIDADESNOTÍCIAS
Autor Laís Milena Publicado em 01/06/2023 09:25
As pessoas que gostam de comer peixe com uma maior frequência, seja assado, frito ou no molho devem ficar atentas, pois algumas espécies encontradas no Brasil estão contaminadas. A contaminação é por mercúrio em 21,3% acima do permitido pelas normas sanitárias e de saúde, o que representa um risco para a saúde humana quando o metal é consumido.

A identificação da contaminação ocorreu por parte de um estudo conduzido por pesquisadores de várias instituições. Eles avaliaram os peixes que são consumidos em seis estados brasileiros, a média por estado e também indicaram qual a provável causa da presença do metal em níveis acima do que é permitido.

Para se ter uma noção do tamanho do risco para a saúde, quando uma pessoa ingere o mercúrio o organismo pode apresentar problemas no sistema nervoso. Em alguns casos os efeitos são irreversíveis e podem demorar meses e até anos para que os sintomas apareçam, o que agrava ainda mais a situação. Diante de tamanho perigoso, confira os estados com peixes contaminados e os detalhes sobre o estudo.

PEIXE CONTAMINADO é encontrado em 6 estados do Brasil: cuidado!
O garimpo é o responsável pela contaminação das águas dos rios e dos peixes da região Norte. Foto: divulgação
Saiba em quais estados foram encontrados peixes contaminados
Os estados onde as análises foram realizadas e os peixes contaminados foram identificados são todos da região Norte do país, nos seis estados da Amazônia. A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Greenpeace, Iepé, Instituto Socioambiental e WWF-Brasil.

As análises avaliaram amostras de peixes vendidos com pescadores, em mercados públicos e feiras-livres. Roraima foi o estado com a maior média de peixes contaminados por mercúrio, com 40%; em seguida aparece o Acre, com 35,90%; na sequência Rondônia, com 26,10%; seguido pelo Amazonas, com 22,50%; depois vem o Pará, com 15,80%; e por fim o Amapá, com 11,40%.

Ao todo, foram recolhidas 80 espécies de peixes para análise em todas as capitais e em outras 11 cidades. As espécies mais contaminadas são coroataí, barba chata, piracatinga, filhote e peixe cachorro, os peixes estavam nos rios Uraricoera, Mucajaí, Branco e Baixo Rio Branco. Os pesquisadores acreditam que a alta do mercúrio é reflexo do avanço do garimpo, que utiliza o metal para identificação do ouro.

Veja também: FOGÕES desta marca devem ser devolvidos devido ao risco de INCÊNDIO que representam

Quais os riscos ao ingerir alimento contaminado por mercúrio?
SUGESTÕES PARA VOCÊ
Carros populares: Governo divulga lista com os modelos ficarão mais BARATOS

6 jun, 2023
Novo desconto do Imposto de Renda pode ser escolhido por você; saiba como!

6 jun, 2023
Ingerir os peixes contaminados com mercúrio acima do que é permitido pelas autoridades sanitárias e de saúde representa um enorme perigo para a saúde humana. O metal pode causar problemas de saúde que afetam o organismo, especialmente o sistema nervoso, sendo ainda mais grave para as gestantes, pois pode causar distúrbios neurológicos, danos aos rins e ao sistema cardiovascular do bebê.

Além disso, as crianças também são grupo de risco, pois estão em fase de desenvolvimento. Ao ingerir mercúrio elas podem apresentar dificuldades na fala e na aprendizagem. Em alguns casos, dependendo da quantidade de mercúrio ingerida, os danos causados no organismo são irreversíveis, e os sintomas podem demorar meses ou até anos para se manifestarem.

Diante deste cenário, é urgente a necessidade da atuação do governo com a criação de políticas públicas para atender as pessoas já contaminadas e evitar que novas contaminações aconteçam.