Criado em 20 de Julho de 2023 às 17:52

Projeto da SL Mandic levará atendimento médico e odontológico a populações ribeirinhas do Pará

29/06/2023 - Diário Campineiro - Ufopa citada

20 de Julho de 2023 às 17:52

Por Da Redação -29 de junho de 20230

Foto: Divulgação

Após quatro anos, o projeto social Barco da Saúde está de volta. A expedição, idealizada por alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, acontece de 11 a 21 de julho, nas cidades de Aveiro e Belterra, na região de Santarém, no Pará. O objetivo do projeto é levar atendimento médico e odontológico para as populações de 30 comunidades ribeirinhas, que têm pouco acesso à saúde.

A ação contará com uma equipe de 43 pessoas entre alunos, médicos, dentistas e acadêmicos das duas áreas, mais os profissionais de suporte. Serão realizados atendimentos nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica geral, oftalmologia, pediatria, dermatologia e odontologia.  A expectativa é que sejam feitos entre 1.000 e 1.500 atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e idosos que vivem às margens dos rios da região, durante os 10 dias da expedição.

“A Faculdade São Leopoldo Mandic tem esse olhar e atuação voltada para a questão da responsabilidade social. Não pudemos realizar a expedição nos últimos anos por conta da pandemia da Covid-19 e já nos relataram que a população está esperando o nosso projeto. Isso acontece porque nossos atendimentos são diferenciados, voltados ao acolhimento e a um cuidado humanizado, que faz a diferença para esses municípios mais carentes. O Barco da Saúde consegue transformar a vida das pessoas que se beneficiam da ação”, destaca Elizabeth Regina de Melo Cabral, professora e coordenadora de projetos sociais da São Leopoldo Mandic.

Para os estudantes que participam da expedição, trata-se de uma vivência capaz de fazer a diferença em suas carreiras.

“Tivemos uma constatação, inclusive por meio de dados que trouxemos, que participar desses projetos de responsabilidade social é transformador na vida do estudante de medicina, tanto do ponto de vista pessoal, como do profissional. Essa experiência modifica o aluno e faz com que eles voltem com um potencial e um olhar muito mais amplo do que é o cuidado na saúde”, afirma Fabiana Succi, diretora do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic.

O Projeto Barco da Saúde nasceu em 2017, em Campinas, e neste ano vai para sua quarta edição. O projeto é desenvolvido pela Faculdade São Leopoldo Mandic em conjunto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e por equipes das Secretarias de Saúde locais.

A expedição é realizada com auxílio da mantenedora, além de doações e recursos obtidos pelos próprios alunos e o apoio da ONG Renovatio.

Link: https://diariocampineiro.com.br/projeto-da-sl-mandic-levara-atendimento-medico-e-odontologico-a-populacoes-ribeirinhas-do-para/