Criado em 3 de Julho de 2023 às 15:05

Ufopa realiza 1º Seminário de Diversidade Sexual e de Gênero; saiba como participar

20/06/2023 - Jornal Floripa - Positiva

3 de Julho de 2023 às 15:05

junho 20, 2023 - 11:25 am

O objetivo é combater o preconceito contra pessoas que fazem parte do grupo LGBTQIAPN+. Bandeira LGBT
Pixabay
A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa, por meio da Comissão Temática Permanente de Diversidade Sexual e de Gênero, realizará no dia 28 de junho, em Santarém, oeste do Pará, o I Seminário de Diversidade Sexual e de Gênero. O tema será “Diversidade na Universidade: direitos e lutas em diálogo!”.
À tarde, serão realizadas as oficinas de linguagem inclusiva, acolhimento à pessoa LGBTQIAP+ e violência política de gênero, na Unidade Tapajós. À noite, ocorrerá a mesa-redonda “Diversidade na Universidade: direitos e lutas em diálogo!”, no auditório da Unidade Rondon.
Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição por meio de formulário eletrônico disponível AQUI. As inscrições ficarão abertas até o dia 23 de junho ou até que se encerrem as vagas.
O objetivo é combater o preconceito contra pessoas que fazem parte do grupo LGBTQIAPN+. A iniciativa busca a garantia de direitos assegurados legalmente à liberdade de escolhas, à maneira de se expressar e de se relacionar. Visa ainda à garantia de políticas públicas de segurança, saúde e educação e que atendam em plenitude às demandas desse público.
Programação:
28/06/2023 – 14h às 18h
Oficina Temática 1: Linguagem Inclusiva, ministrada pelo servidor Elder Goltzman (TRE/PA) – Sala: 242 – BMT II – Campus Tapajós
Oficina Temática 2: Acolhimento à Pessoa LGBTQIAP+, ministrada pela Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB – Subseção Santarém -Sala: 447 – BMT II – Campus Tapajós.
Oficina Temática 3: Violência Política de Gênero, ministrada pela Profª Draª Arlene Dias – Sala: 223- BMTI – Campus Tapajós
28/06/2023 – 19h às 21h30
Mesa redonda: Diversidade na Universidade: direitos e lutas em diálogo! Com a participação da Reitora da Ufopa, do Vereador Biga Kalahare, do servidor Elder Goltzman (TRE/PA), da Ong Vozes da Diversidade, da Ong Mães pela Diversidade e das representações estudantis da Ufopa: Coletivo de Estudantes Quilombolas, Diretório Acadêmico Indígena e Coletivo dos estudantes com deficiência. A mediação será realizada pela Profª Drª Eveline Almeida.
Local: Auditório do Campus Rondon
O evento é aberto para toda comunidade acadêmica da Ufopa e sociedade em geral. Para participar é necessário fazer inscrição.
São ofertadas 40 vagas para cada oficina, sendo 20 destinadas à comunidade acadêmica da Ufopa e 20 para a comunidade externa.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link: https://jornalfloripa.com.br/geral/ler/179233