Criado em 6 de Junho de 2023 às 15:50

43 famílias de Mojuí dos Campos recebem títulos de propriedade rural durante cerimônia realizada na Ufopa

30/05/2023 - G1 - Globo - Ufopa citada

6 de Junho de 2023 às 15:50

O processo de entrega dos títulos foi realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Mojuí dos Campos.
Por g1 Santarém e região — PA

30/05/2023 16h58  Atualizado há 6 dias

Foram disponibilizados 43 títulos de regularização fundiária em Mojuí dos Campos  — Foto: Ascom/PMMC
Foram disponibilizados 43 títulos de regularização fundiária em Mojuí dos Campos — Foto: Ascom/PMMC

Famílias que fazem parte do programa de reforma agrária em Mojuí dos Campos, oeste do Pará, receberam títulos de regularização fundiária de propriedade rural em uma cerimônia realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O processo de entrega dos títulos foi realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), através Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF).

No total, foram disponibilizados 43 documentos. De acordo com a Prefeitura, alguns processos eram antigos e o Núcleo contribuiu para a aceleração dos processos.

"Receber o título foi um momento de imensa alegria e realização para minha família e para todas as famílias beneficiadas. Durante anos, lutamos para cultivar essas terras e garantir nosso sustento, mas sempre existiu uma incerteza. Agora, com o título em mãos, temos essa segurança", comemorou a agricultora, Rute Andrade.

O ato contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cesar Aldrighi, da vice-prefeita de Mojuí dos Campos, Suely Araújo, do coordenador do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária de Mojuí dos Campos (NMRF), Paulo Pigarilho.

"A entrega dos títulos traz benefícios socioeconômicos significativos. Com a posse legal das terras, as famílias têm a oportunidade de acessar crédito, programas de assistência técnica, incentivos para a produção agrícola e outros programas governamentais. Isso impulsiona o desenvolvimento local, estimula a geração de renda, promove a agricultura familiar e fortalece a economia do nosso município", afirmou o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/05/30/43-familias-de-mojui-dos-campos-recebem-titulos-de-propriedade-rural-durante-cerimonia-realizada-na-ufopa.ghtml