Criado em 3 de Maio de 2023 às 18:35

Aluna da Ufopa ganha prêmio em congresso no Amazonas sobre diversidade microbiana

03/05/2023 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

3 de Maio de 2023 às 18:35

O Congresso foi realizado em Manaus e contou com a participação de cinco alunas da Ufopa.

Aluna Rayane Bonfim Ferreira ganhou prêmio de melhor pôster — Foto: Arquivo ICTA

Alunas do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) estiveram representando a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no 8º Congresso sobre diversidade microbiana na Amazônia (8º CDMicro), de 23 a 27 de abril, em Manaus. Durante o congresso, o ICTA ganhou destaque com o prêmio de melhor pôster da área Microbiologia Médica e Veterinária, apresentado pela aluna Rayane Bonfim Ferreira.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O título do trabalho de Rayane foi: “Fungos endofíticos isolados da espécie Eleutherine plicata, Herb. (Iridaceae), com atividade antibacteriana”.

Na ocasião, foram realizadas: Palestra Magna, cinco Conferências, oito Mesas-redondas, 30 Palestras e sete Minicursos e trabalhos que foram divulgados em pôsteres e apresentações orais em torno dos temas: Microbiologia Agronômica/Ambiental, Médica, de Alimentos e Industrial. O objetivo foi proporcionar a congregação dos profissionais que desenvolvem atividades direta ou indiretamente com a diversidade microbiana da região Amazônica.

O congresso acontece a cada dois anos e tem como finalidade, estimular a interação entre pesquisadores, estudantes e gestores nas áreas ambientais, de saúde, ciência e tecnologia, além promover a difusão de novos conhecimentos e discutir o que há de mais moderno para o desenvolvimento pelo conhecimento científico da Diversidade Microbiana da Amazônia. O tema deste ano foi “Diversidade Microbiana: Desafios e Oportunidade”.

Representantes do ICTA/Ufopa no 8º Congresso sobre diversidade microbiana na Amazônia  — Foto: Arquivo ICTA
Representantes do ICTA/Ufopa no 8º Congresso sobre diversidade microbiana na Amazônia — Foto: Arquivo ICTA

O ICTA/Ufopa foi representado por 5 alunas do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, com os seguintes trabalhos:

Darlene Vitória Silva da Costa - pôster

Identificação e produção enzimática de fungos filamentosos de solo da Ufopa, Santarém, Pará - Darlene Vitória Silva da Costa; Vanessa dos Santos Bentes; Ludyanne da Silva Sousa; Patrícia Guimarães Antunes; Yanka Silva de Sousa; Taides Tavares dos Santos; Eveleise Samira Martins Canto.

Paula Manuele dos Santos Viana - pôster

Análise micológica do licor de taperebá (Spondias mombin L.) - Paula Manuele dos Santos Viana; Ferreira Darlison Conceição; Aguiar Aline Lima ; Romano Maria Lita Padinha Corrêa; Ferreira Rayane Bonfim; Fonseca Júnior Élcio Meira Da; Otani Fabrizia Sayuri; Canto Eveleise Samira Martins.
Rayane Bonfim Ferreira - pôster

Fungos endofíticos isolados da espécie Eleutherine plicata, Herb. (Iridaceae), com atividade antibacteriana - Rayane Bonfim Ferreira; Aline Lima de Aguiar; Ana Luiza Figueira da Silva; José Jeosafá Vieira de Sousa Júnior; Silvia Katrine Rabelo da Silva; Aysla Mclane Lobato dos Santos; Canto Eveleise Samira Martins.
Ana Luiza Figueira da Silva - pôster

Obtenção de cultura micelial e atividade biológica de fungos (Basidiomycota) da região de Santarém, Pará, Brasil - Ana Luiza Figueira da Silva; Nayra Quetlen Avinte Vieira ; Graciely Gonsalves da Silva; Aline Lima de Aguiar; Rayane Bonfim Ferreira; Marcos Diones Ferreira Santana; Eveleise Samira Martins Canto.
Aline Lima Aguiar – apresentação oral

Atividade enzimática de fungos filamentosos isolados de ambientes aquáticos da região de Santarém, Pará, Brasil - Aguiar Aline Lima; Ferreira Rayane Bonfim; Silva Ana Luiza Figueira; Santana Marcos Diones Ferreira; Canto Eveleise Samira Martins.
Além das alunas vinculadas ao ICTA, foi apresentado também, na modalidade pôster, o trabalho intitulado: “A funga documentada: o Herbário HSTM e a descentralização do conhecimento micológico no estado do Pará-Brasil”, apresentado pelo discente Daniel Marinho Soares com as orientações do Dr. Marcos Dione Ferreira Santana e Eveleise Canto.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/05/03/aluna-da-ufopa-ganha-premio-em-congresso-no-amazonas-sobre-diversidade-microbiana.ghtml