Criado em 10 de Maio de 2023 às 17:31

Candidatos não classificados na primeira chamada da Ufopa devem manifestar interesse até o dia 31

09/05/2023 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

10 de Maio de 2023 às 17:31

Aqueles que não fizerem confirmação no prazo estipulado, perderão o direito de concorrer às vagas remanescentes.
Por Sílvia Vieira*

Manifestação de interesse em cursos da Ufopa deve ser feita até o dia 31 de maio de 2023 — Foto: Reprodução / Redes sociais

Candidatos não selecionados na primeira chamada do Processo Seletivo Regular (2023 (PSR 2023) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) deverão, obrigatoriamente, manifestar interesse para a próxima chamada, no período de 8 a 31 de maio. A manifestação pode ser feita diretamente na página da Ufopa.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o edital do PSR 2023, a manifestação de interesse não garante ao candidato a vaga na Ufopa, mas, se ele deixar de fazer a confirmação no prazo estipulado, perderá o direito de concorrer às vagas remanescentes.

A segunda chamada do PSR 2023 será realizada somente após a conclusão da habilitação dos candidatos da primeira, que tem previsão de resultado final para o dia 4 de julho.

As aulas para os calouros 2023 da Ufopa, tanto nas unidades de Santarém quanto nos campi regionais estão previstas para iniciar no 7 de agosto.

PSR 2023
De acordo com a Ufopa, o processo seletivo teve 1.345 aprovados, sendo 1.158 oriundos de escolas públicas. Desse total, 112 são declarados pretos, 849 pardos, 170 brancos, 19 indígenas e 8 amarelos. Quanto ao número de inscritos do sexo feminino, foram 789, e do masculino, 556.

Ao todo, foram 5.329 inscritos para as 1.410 vagas ofertadas para os 42 cursos de graduação nas unidades acadêmicas da sede, em Santarém, e dos seis campi regionais (Itaituba, Monte Alegre, Alenquer, Juruti, Oriximiná e Óbidos). O Pará representa 95,06% dos inscritos, com 5.210 candidatos.

Entre os cursos mais concorridos no Campus Santarém estão: 1º Direito; 2º Farmácia; 3º Ciência da Computação; e 4º Agronomia. Já nos campi fora da sede: 1º Engenharia Civil, em Itaituba; 2º Administração, em Alenquer; e 3º Sistema de Informação, em Oriximiná.

A Ufopa recebeu inscrições dos estados do Amazonas, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. Do estado do Pará, Santarém foi o município que mais registrou inscrições, com 3.058, representando 55,79%, seguido de Alenquer (372), Oriximiná (309), Juruti (285), Óbidos (218); Monte Alegre (168); e Itaituba (140).

Habilitação
A habilitação dos candidatos classificados no PSR/2023 da Ufopa vai ocorrer de 12 a 23 de junho de 2023, quando devem ser entregues os documentos exigidos no PSR para efetivar o vínculo institucional. Os classificados devem ficar atentos aos locais e datas da habilitação estabelecidos em edital específico .

No caso dos candidatos PcD, a avaliação médica pericial da Ufopa deverá ser agendada pelo por e-mail, no período de 12 a 16 de junho de 2023. No e-mail (ver lista abaixo) devem constar o nome completo do candidato, o curso em que se inscreveu, além do laudo anexado.

Para o Campus de Santarém: siasstapajos@ufopa.edu.br.
Para o Campus de Óbidos: obidos@ufopa.edu.br.
Para o Campus de Oriximiná: oriximina@ufopa.edu.br.
Para o Campus de Itaituba: itaituba@ufopa.edu.br.
Para o Campus de Monte Alegre: academicacmal@ufopa.edu.br
f) Para o Campus de Juruti: juruti@ufopa.edu.br.

g) Para o Campus de Alenquer: secacad.alenquer@ufopa.edu.br.

Para os candidatos em geral, são exigidos os seguintes documentos:

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Cédula de Identidade, frente e verso (RG);
Título de Eleitor, frente e verso, e comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no endereço eletrônico http://www.tse.jus.br/, para candidatos aprovados e maiores de 18 anos. Será aceito título digital;
Certificado de Alistamento Militar ou documento de reservista ou de dispensa ou de que está na ativa, para candidatos aprovados do sexo masculino, de 18 a 45 anos, que comprovem estar em dia com o serviço militar obrigatório, frente e verso;
Histórico Escolar do Ensino Médio, frente e verso;
Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico Integrado ao Médio, frente e verso. Caso o candidato não tenha recebido o certificado ou o diploma, será aceito atestado/declaração de conclusão do ensino médio com data recente, de acordo com o prazo de validade estabelecido pela instituição de origem;
Comprovante de residência atualizado (mesmo endereço do cadastro acadêmico).

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/05/09/candidatos-nao-classificados-na-primeira-chamada-da-ufopa-devem-manifestar-interesse-ate-o-dia-31.ghtml