Criado em 26 de Maio de 2023 às 10:54

09/05/2023 - Portal RB1 - Positiva

26 de Maio de 2023 às 10:54

Novo espaço era uma necessidade apontada por alunos e visa a atender, especialmente, a quem realiza atividades em tempo integral.
08/05/2023 às 17h17Por: Da redaçãoFonte: Portal RB1Compartilhe:Comunidade acadêmica da Ufopa ganha redário e banco para descanso em projeto desenvolvido por alunos de Engenharia Florestal
Alunos do curso de Engenharia Florestal do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) criaram um novo espaço de descanso para a comunidade acadêmica e visitantes do campus Tapajós, em Santarém. O espaço, chamado de "Refúgio da Florestinha", foi inaugurado na tarde de quinta-feira (4), com a presença de professores, técnicos e alunos.

O projeto faz parte do Legacy – "Treinamento e Capacitação em Utilização e Tecnologia de Bioprodutos Florestais", coordenado pelo professor Fernando Andrade, e é resultado da disciplina "Indústria de Produtos Florestais I". A ideia é que cada turma de Engenharia Florestal da Ufopa crie um objeto permanente para a instituição e para a sociedade em geral.

O Refúgio da Florestinha é um espaço destinado ao descanso e lazer, e conta com 13 armadores de rede instalados em uma área do bosque da Unidade Tapajós, próxima à quadra de vôlei. O local também possui um redário, elaborado com esteios de maçaranduba oriundos de manejo sustentável e doados pela empresa Algimi Florestal, além de um novo banco para a parada do Intercampus, confeccionado com madeira de tauari e impermeabilizado com resina a base de mamona, doado pela empresa Impergev.

Segundo o professor Fernando Andrade, a iniciativa atende a uma demanda antiga dos alunos da Ufopa, que buscavam um espaço de descanso após as refeições no Restaurante Universitário, principalmente os que estudam em tempo integral. Além disso, o projeto permite que os discentes apliquem, na prática, conhecimentos vistos em sala de aula e os transformem em produtos úteis à comunidade.

A inauguração contou com o apoio do Laboratório de Tecnologia da Madeira, da direção do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). O projeto já é o segundo do Legacy a ser entregue pela Engenharia Florestal da Ufopa, e novas iniciativas já estão sendo planejadas para o futuro.

Link: https://www.rb1noticias.com.br/noticia/5503/comunidade-academica-da-ufopa-ganha-redario-e-banco-para-descanso-em-projeto-desenvolvido-por-alunos-de-engenharia-florestal