Criado em 5 de Junho de 2023 às 17:35

Estudo indica contaminação por mercúrio em seis estados da Amazônia

5 de Junho de 2023 às 17:35

Estudo indica contaminação por mercúrio em seis estados da Amazônia

Roraima aparece como o estado com maior porcentagem de peixes contaminados por mercúrio. Substância é usada pelo garimpo de ouro ilegal
30/05/2023 09:53, atualizado 30/05/2023 15:57

Fiocruz/UFOPA/Greenpeace/Iepé/ISA/WWF-Brasil/Divulgação
peixes mercurio amazonia - Metrópoles
Um estudo inédito revelou um número alto de peixes consumidos na Amazônia brasileira contaminados por mercúrio, que é quando a concentração da substância é acima do permitido.

Segundo o levantamento, divulgado pela Rede Amazônica nesta terça-feira (30/5), dos seis estados analisados, Roraima tem o maior índice de peixes com indícios de metais pesados. A região na fronteira com a Venezuela vive crise humanitária dos indígenas Yanomami, além de um processo de retirada de milhares de garimpeiros.

Veja os números de peixes contaminados por estado:
Roraima — 40%
Acre — 35,9%
Rondônia — 26,1%
Amazonas — 22,5%
Pará — 15,8%
Amapá — 11,4%
Duas cidades do estado do Amazonas também se destacaram por apresentar 50% de peixes contaminados. São elas: Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, municípios com grande quantidade de indígenas.

Mais sobre o assunto
Garimpo na Terra Indígena Yanomami
Yanomami: Ibama destrói garimpos e apreende mercúrio e cassiterita
Margem do Rio Branco, em Roraima
Fiocruz avisou governo Bolsonaro sobre peixes contaminados por mercúrio
Balsas de garimpo ilegal no Rio Madeira
PF e Ibama fazem megaoperação de combate ao contrabando de mercúrio
Foto colorida da operação do Ibama e da PF destrói draga do garimpo ilegal - Metrópoles
Vídeo: operação do Ibama e da PF no AM destrói draga do garimpo ilegal
Os garimpos ilegais usam mercúrio em excesso para separar o ouro. Essa substância causa problemas neurológicos no ser humano, principalmente em crianças e grávidas.

Pesquisa
O estudo foi realizado entre março de 2021 e setembro de 2022, quando foram analisadas amostras de 1.010 peixes de 17 municípios.

Essa pesquisa foi uma parceria entre várias instituições: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Greenpeace, Iepé, Instituto Socioambiental (ISA) e WWF-Brasil.

Link: https://www.metropoles.com/brasil/estudo-indica-contaminacao-por-mercurio-em-seis-estados-da-amazonia