Criado em 26 de Maio de 2023 às 13:00

Inscrições abertas para oficinas e concursos do 1º Festival de Arte e Cultura da Ufopa

20/05/2023 - G1 - Globo - Positiva

26 de Maio de 2023 às 13:00

Por g1 Santarém e Região — PA

19/05/2023 08h45  Atualizado há uma semana

Oficina de teatro será ofertada durante Festival de Arte e Cultura da ufopa (imagem meramente ilustrativa) — Foto: Divulgação

Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o I Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que ocorrerá no período de 31 de maio a 2 de junho em Santarém e demais campi regionais já está com inscrições abertas para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas online até o dia o próximo dia 25. (ver lista de oficinas abaixo).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Além de oficinas de vivências artísticas, o evento contará com mostra cultural de multilinguagens e debate sobre o tema "O papel da universidade nas políticas culturais no Oeste do Pará".

A programação em Santarém começa no dia 31 de maio com o II Seminário de Arte e Cultura da Ufopa, no Auditório Tapajós, de 14h às 18h. Para o evento foram convidados: Convidados: Úrsula Vidal (Secretária de Cultura do Estado do Pará), Prof. Dr. Jackson Rego Matos (Docente Ibef Ufopa e Membro do Instituto Sebastião Tapajós); Priscila Castro (Movimento dos Fazedores e Fazedoras de Cultura de Santarém), Renata Moara (Discente Ufopa) e Gregório Costa (Grupo Folclórico de Santarém).

Também haverá atividades do festival com palestra, exposições e oficinas e nos campi regionais de Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, e Itaituba. Em Monte Alegre, por exemplo, será realizada a Mostra do mini documentário “Rita: memórias de uma pescadora pinta-cuia”, Exposição “Fauna aquática em amigurumi” e apresentação de dança “Carimbó do Pescador”.

Oficinas
Um dos destaques da programação do Festival será a realização, no dia 1º de junho, da 1ª Mostra Cultural Multilinguagens que contará com sarau literário, exposição coletiva “Território Criativo” e Feira de Artesanato com os coletivos Elas Fazem Alter e Artesãs do Caranazal, além de 12 oficinas culturais gratuitas e abertas ao público de Santarém.

As oficinas ocorrerão na Unidade Rondon, situada no bairro do Caranazal, com diversos temas: Introdução ao Teatro do Oprimido, Discotecagem e Mixagem, História em Quadrinhos, Concepção Cênica e Artística para a Cena, Desinibição Corporal, Contação de Estórias, entre outros. Gratuitas, as inscrições para as oficinas podem ser realizadas até o dia 25 de maio por meio de Formulário Eletrônico AQUI.

Confira a relação completa das oficinas culturais
Oficina 1 - Introdução ao Teatro do Oprimido

Ministrante: Mateus Enrique da Silva Petry
Oficina 2 - Discotecagem e Mixagem com a DJ Pedrita

Local: Auditório Wilson Fonseca
Ministrante:Bruna Vilhena Rodrigues
Número de vagas: 10
Oficina 3 - Discotecagem e Mixagem com a DJ Pedrita

Local: Auditório Wilson Fonseca
Ministrante: Bruna Vilhena Rodrigues
Número de vagas: 10
Oficina 4 - Teatro: A metáfora e a Realidade

Local: Lab. Pedagogia Iced
Ministrante: André Fernando Farias Oliveira
Número de vagas: 20
Oficina 5 - História em Quadrinhos “Peludinhos: a gênese da revolução”, design e reconhecimento de causa

Local: Sala R7
Ministrante: Alessandra Castro Azevedo
Número de vagas: 20
Oficina 6 - Construção rudimentar de instrumentos musicais com linhas de pesca e materiais recicláveis para produção de música experimental

Local: Sala R1
Horário: 9:00h às 12:00h
Ministrante: Carlos Antônio Nascimento
Oficina 7 - Concepção Cênica e Artística para a Cena

Ministrante: Karina Vasconcelos Rabelo
Oficina 8 - Desinibição Corporal

Ministrante: Amaury Caldeira de Lima Gonçalves
Oficina 9 - Rituais Indígenas nos Festivais Folclóricos da Amazônia

Local: Sala R9
Ministrante: Gilvana Borari
Oficina 10 - Contação de estórias: iniciação, formação e aprimoramento

Local: Sala H303
Ministrante: Eduardo Sousa Rodrigues
Oficina 11 - Produção de Zine Independente

Local: Sala H101
Ministrante: Isabela Klögler de Miranda
Oficina 12 - Goma de Tapioca – colagem digital, manual e artivismo

Local: Lab. Pedagogia Iced
Ministrante: Claudionor Barros da Mota
Festa Junina
Também estarão abertas até o dia 25 de maio as inscrições para os concursos de Casal Caipira e de Arte Drag Queen, que integram a programação da Festa Junina da Ufopa, a ser realizada no dia 2 de junho, a partir das 18 horas, na Unidade Tapajós, Campus Santarém. Podem concorrer ao Casal Caipira estudantes e servidores da Ufopa com idade igual ou superior a 18 anos; e ao concurso Arte Drag Queen qualquer pessoa maior de idade. Os candidatos inscritos serão responsáveis pelos seus trajes, música, transporte, alimentação e quaisquer custos relacionados à apresentação.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/05/19/inscricoes-abertas-para-oficinas-e-concursos-do-1o-festival-de-arte-e-cultura-da-ufopa.ghtml