Criado em 26 de Maio de 2023 às 13:24

26 de Maio de 2023 às 13:24

Lula quer política unificada para a Região Amazônica

Por Redação -11:21 - 22 de maio de 2023
Floresta Amazônica (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem uma política unificada dos países amazônicos. Em agosto, será realizada, em Belém, a Cúpula da Amazônia, evento que reunirá os chefes de Estado dos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Para Lula, é preciso uma política séria, que envolva também indígenas, para evitar o desmatamento na região e, ao mesmo tempo, garanta a sobrevivência das 28 milhões de pessoas que lá vivem.

“Eles têm direito de viver, de trabalhar, de comer, de ter acesso a bens materiais que todos nós queremos. E, por isso, precisam explorar não desmatando. Explorar a riqueza da biodiversidade para saber se podemos extrair a possibilidade de desenvolver uma indústria de fármacos, de cosméticos, por exemplo, para gerar empregos limpos”, disse.

“Não queremos transformar a Amazônia em um santuário da humanidade” acrescentou o presidente durante conversa com jornalistas em Hiroshima, no Japão, onde participou da reunião de cúpula do G7.

Espaço Publicitário
cnseg
O presidente cobrou que os países ricos cumpram os compromissos assumidos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que países em desenvolvimento preservem suas florestas.

“Em todas as COPs as pessoas falam que vão doar US$ 100 bilhões. Nós estamos aguardando”, disse.

Para Lula, é preciso uma nova governança global mais representativa, com punição para os países que não cumprirem os esforços nas questões climáticas.

“Ou todos nós entendemos que o barco é um só, que o planeta é redondo, ou entendemos que uma desgraça que vier vai pegar todo mundo de calça curta. Os cientistas estão nos prevenindo, então é importante termos clareza de que nós seremos os responsáveis de nos salvar ou de nos matar”, disse.

Por aqui, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o BNDES anunciaram disponibilizar R$ 30 milhões para empresas da região Norte desenvolverem projetos na área de Bioeconomia Florestal. O recurso é parte dos R$ 145 milhões disponibilizados pelo programa Inova+ Indústria Digital e Sustentável para estimular a inovação industrial em sete áreas estratégicas, entre elas, bioeconomia florestal. O objetivo é o desenvolvimento tecnológico do Norte do país, com foco especialmente em ações de sustentabilidade.

Para ampliar os projetos de inovação na Região Norte, a Embrapii credenciou mais quatro institutos de pesquisa como Unidades Embrapii: Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Instituto Senai de Inovação (ISI) do Pará. Juntas, elas receberão um investimento de R$ 9,6 milhões.

Com informações da Agência Brasil

Link: https://monitormercantil.com.br/lula-quer-politica-unificada-para-a-regiao-amazonica/