Criado em 5 de Junho de 2023 às 17:51

5 de Junho de 2023 às 17:51

Peixes na Amazônia têm concentração de mercúrio acima do permitido
 Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Publicado em 30/05/2023 - 13:30 Por Madson Euler* - Repórter da Rádio Nacional - São Luís
A pesquisa inédita Análise regional dos níveis de mercúrio em peixes consumidos pela população da Amazônia Brasileira revela que peixes consumidos pela população dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima possuem índices de concentração de mercúrio 21,3% acima do que é permitido pelas entidades de vigilância sanitária. O máximo recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária é 0,5 micrograma a cada grama do pescado.

A pesquisa foi realizada entre março de 2021 e setembro de 2022 com a coleta de mais de 1.000 amostras de peixes vendidos em mercados, feiras livres ou adquiridos de pescadores nos pontos de desembarque pesqueiro em 17 cidades dos seis estados, incluindo as capitais.

Segundo a pesquisa, a rota de contaminação pelo metal já é conhecida: a água dos rios é contaminada pela ação do garimpo ilegal na busca do ouro e, por consequência, ao consumir o pescado a população também se contamina. O estado de Roraima tem os piores dados: 40% dos peixes coletados têm índice de mercúrio superior ao indicado. Rio Branco, no Acre, também apresenta cenário parecido, com 35,9% do pescado com alto índice do metal.

Paulo Basta, pesquisador da Fiocruz e um dos coordenadores do estudo, relata alguns riscos para a saúde da população por causa da contaminação.

Paulo destaca que mulheres e crianças são os grupos considerados mais vulneráveis.

O estudo da Fiocruz contou com a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará, do Instituto de Pesquisa e Formação Ambiental, do ISA (Instituto Socioambiental) e das ONGs Greenpeace Brasil e WWF-Brasil.

* Com produção de Renato Lima.

Link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2023-05/peixes-na-amazonia-tem-concentracao-de-mercurio-acima-do-permitido