Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 6 de Junho de 2023 às 15:01

Peixes vendidos no AM estão contaminados por mercúrio, aponta estudo

30/05/2023 - Portal Mário Adolfo - Ufopa citada

6 de Junho de 2023 às 15:01

Peixes vendidos no AM estão contaminados por mercúrio, aponta estudo
O levantamento tinha como objetivo avaliar qual o risco para a saúde humana em caso do consumo de peixe contaminado por mercúrio

REDAÇÃO BMA
Maio 30, 2023 . 9:24 AM  1 min ler
  

Peixes consumidos pela população do Amazonas e de outros cinco estados da Amazônia estão contaminados com mercúrio. A concentração do metal chega a 21,3% acima do permitido. As informações são do G1 Roraima.

Os dados fazem parte da pesquisa feita pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Greenpeace, Iepé, Instituto Socioambiental e WWF-Brasil.

No estudo foram incluídos dados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

No Amazonas, há cidades em que esse índice sobe para 50% (Santa Isabel do Rio Negro e São Miguel da Cachoeira). A média do estado é de 22,5%, volume menor que Roraima, que apresenta 40%.

Para os pesquisadores, essa alta tem relação com o avanço de garimpos de ouro. Foram coletadas amostras de 80 espécies de peixes em todas as capitais destes estados e de outros 11 municípios do interior.

A presença do mercúrio no organismo humano pode causar problemas de saúde que afetam o sistema nervoso, sendo mais grave o consumo por grávidas, por sua interferência na saúde do bebê, e para crianças.

Pesquisa

O estudo, denominado "Análise regional dos níveis de mercúrio em peixes consumidos pela população da Amazônia Brasileira", foi desenvolvido de março de 2021 a setembro de 2022, com amostras de 1.010 peixes coletados nos 17 municípios, incluindo as capitais.

Para identificar o nível de contaminação dos peixes, os pesquisadores fizeram as coletas dos animais em mercados públicos, feiras-livres ou direto com pescadores - como foi o caso de Roraima. Depois, analisaram o impacto dessa contaminação na saúde humana, usando como parâmetro o consumo de peixe entre quatro grupos: homens adultos, mulheres em idade fértil, crianças de 2 a 4 anos, e de 5 a 12 anos.

O levantamento tinha como objetivo avaliar qual o risco para a saúde humana em caso do consumo de peixe contaminado por mercúrio. O resultado em todas as regiões analisadas coloca em alerta a saúde pública, na avaliação os pesquisadores.

 

Link: https://marioadolfo.com/peixes-vendidos-no-am-estao-contaminados-por-mercurio-aponta-estudo/