Criado em 6 de Junho de 2023 às 17:35

Pescado consumido no Mercado do Peixe, no Ver-o-Peso, é de qualidade, garantem peixeiros

31/05/2023 - O Liberal - Ufopa citada

6 de Junho de 2023 às 17:35

“Esse pescado que a gente comercializa aqui não tem a ver com águas contaminadas por garimpo”, diz presidente do sindicato da categoria, Fernando Souza

31.05.23 16h46
Carmem Helena/O Liberal
fontePresidente do Sindicato dos Peixeiros de Belém e Ananindeua (Sindpeixe), Fernando Souza garantiu que o peixe comercializado no Mercado do Peixe, no Complexo do Ver-o-Peso, é saudável. “Nosso peixe é de qualidade e boa procedência”, afirmou (Carmem Helena/O Liberal)

Presidente do Sindicato dos Peixeiros de Belém e Ananindeua (Sindpeixe), Fernando Souza garantiu que o peixe comercializado no Mercado do Peixe, no Complexo do Ver-o-Peso, é saudável. “Nosso peixe é de qualidade e boa procedência”, afirmou, na manhã desta quarta-feira (31).

A garantia foi dada depois da notícia de que, em seis estados da Amazônia brasileira, os peixes consumidos pela população estão contaminados por mercúrio, com concentração do metal 21,3% acima do estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

VEJA MAIS

Venda de peixes
Seis estados da Amazônia têm peixes contaminados por mercúrio, aponta estudo

Segundo dia da Feira do Pescado tem boa procura em quase 60 municípios do Pará
A lista inclui Roraima, Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Greenpeace, Iepé, Instituto Socioambiental e WWF-Brasil, divulgados na terça-feira (30).

Para os pesquisadores, o problema da contaminação tem relação com o avanço de garimpos de ouro: "o avanço das atividades ilegais de garimpo demonstra uma forte associação com os elevados níveis de mercúrio detectados nos pescados da região, e evidencia a grande interdependência regional".

Portanto, o combate ao problema partiria justamente deste ponto, na visão dos autores:

"A recomendação principal deve ser enfocada na garantia da segurança sobre os territórios da Amazônia e na erradicação de garimpos ilegais de ouro, bem como de outras atividades humanas ilegais que aumentam a disponibilidade de mercúrio para o ambiente, tais como desmatamento e queimadas", afirma o estudo.

Há 120 peixeiros trabalhando diretamente no Mercado do Peixe, oferecendo pescado de qualidade para os consumidoresHá 120 peixeiros trabalhando diretamente no Mercado do Peixe, oferecendo pescado de qualidade para os consumidores (Carmem Helena/O Liberal)
"Escolhemos o melhor pescado para o consumidor”, diz presidente do Sindpeixe
“A população pode ficar tranquila quanto a essa notícia. A gente trabalha com o peixe da nossa região próxima, Mosqueiro, região do Salgado. Esse pescado que foi veiculado é do sul do Pará, onde tem possibilidade de haver garimpo”, disse.

“Esse pescado que a gente comercializa aqui não tem nada a ver com águas contaminadas por garimpo. A população pode ficar tranquila e consumir seu pescado, que não tem nenhum problema com esse pescado que a gente comercializa aqui”, afirmou ele, que tem 45 anos de profissão.

Fernando Souza disse que os peixeiros têm todo o cuidado ao comprar o produto, escolhendo, assim, o melhor pescado para ser comercializado. “Isso para o consumidor não seja lesado no seu dia a dia”, disse.

Sobre os cuidados que o consumidor deve ter, ele afirmou disse que as pessoas devem comprar pescado com alguém de confiança e não se basear apenas no preço do produto. “Às vezes, o cliente vai muito atrás de preço e acaba sendo lesado. É melhor você pagar um pouquinho mais caro e ter certeza de que está levando um produto de qualidade”, disse. “Diariamente, trabalhamos com várias espécies de pescado. Tudo peixe de qualidade. Temos a preocupação de estar oferecendo o melhor para o consumidor, para o consumidor não ser lesado. O nosso maior patrimônio é o consumidor", afirmou.

Há 120 peixeiros trabalhando diretamente no Mercado do Peixe. Dona de casa Renê Sueli, 59 anos, disse que observa a aparência do peixe. “E vejo se dá para comprar”, afirmou. Ela também afirmou que só compra o pescado de vendedores de confiança. “Hoje comprei dourada e, talvez, compre gó”, contou.

Link: https://www.oliberal.com/belem/pescado-consumido-no-mercado-do-peixe-no-ver-o-peso-e-de-qualidade-garantem-peixeiros-1.687860