Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 30 de Maio de 2023 às 16:44

Reitoria da Ufopa participa de audiências públicas em Comissões na Câmara dos Deputados em Brasília

25/05/2023 - Jornal Floripa - Ufopa citada

30 de Maio de 2023 às 16:44

Reitoria da Ufopa participa de audiências públicas em Comissões na Câmara dos Deputados em Brasília
maio 25, 2023 - 8:27 pm
fb-share-iconTweetPin Share

Objetivo do encontro é reforçar a necessidade de investimentos públicos para a educação superior na região. Reitora da Ufopa participa de audiências públicas em Comissões na Câmara dos Deputados
Ascom/Ufopa
Esta semana, a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Ruela Xavier, esteve em Brasília (DF) para cumprir uma agenda institucional estratégica junto a outras instituições federais de ensino superior da Amazônia, reforçando a necessidade de investimentos públicos para a educação superior na região.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Na manhã desta quinta-feira (25), a reitora e os pró-reitores da Cultura, Comunidade e Extensão, Ediene Pena Ferreira, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cauan Araújo participaram da Na audiência pública da Comissão de Educação. A reunião colocou em pauta a necessidade de orçamento específico para a extensão universitária.
Na reunião, a reitora da Ufopa leu a estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que se refere à inclusão, de no mínimo 10%, de atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação. “Essa discussão está há uma década atrasada. O investimento deveria ter vindo muito antes. Nós estamos em uma fase de elaborar um novo Plano [Nacional de Educação] e nós não temos como cumprir o que foi estabelecido na década passada. Se nós não colocarmos um mecanismo em que as metas alcançadas não estão atreladas a um investimento, a meta vai ser um puro número, indicador inalcançável”, afirmou a professora Aldenize.
A pró-reitora Ediene Ferreira chamou atenção para o texto constitucional: “Investir em extensão é investir uma educação que não reifica, que não coisifica o homem, mas em uma educação que transforma o homem em sujeito de si e da sua história. Então, investir em extensão é investir em cidadania. Ou seja, nada mais é do que obedecer um princípio constitucional”.
O Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEx) foi destacado pelo pró-reitor Cauan Araújo. Existente desde 2019 na Ufopa, financia projetos indissociados de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo ações interdisciplinares e em vários níveis de formação, da pós-graduação à educação básica.
“Na Universidade Federal do Oeste do Pará, estamos, esse ano, com a média [de financiamento] para a extensão em projetos associados de 4,23% de aplicação da nossa LOA, mais do que o dobro da média nacional. (…) Mas, mesmo com esse financiamento bastante significativo, as nossas condições amazônicas pedem por mais financiamento”.
“É urgente falar da redignificação orçamentária da extensão das universidades, mas esse é um debate, creio que tem que ser inserido dentro de um debate mais amplo da redignificação dos orçamentos gerais das universidades. Estamos discutindo a falta de recursos na extensão porque nós sofremos nos últimos seis anos um processo contínuo, permanente e cruel de esganamento orçamentário das nossas instituições”, declarou o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Fonseca.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

 

Link: https://jornalfloripa.com.br/pagina/204847