Criado em 30 de Maio de 2023 às 16:31

24/05/2023 - Fala Santarém - Positiva

30 de Maio de 2023 às 16:31

Ufopa celebra o Dia Mundial da África com programação especial em Santarém

Foto de G1 Santarém e Região G1 Santarém e Região6 dias atrás0 7 1 minuto de leitura

Nesta quinta-feira (25), será realizado o I Encontro de Estudos do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Brasileira, Afro Amazônica e Quilombola (Afroliq), em alusão ao dia mundial da África. O evento ocorrerá no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, no bairro do Caranazal, a partir das 9 horas. Com informações do G1 Santarém e Região.

O tema do encontro é “Africanidades Amazônicas: ensino, pesquisa e perspectivas”. Pela manhã, haverá palestra virtual com o tema “A categoria conceitual da dimensão pedagógica do cinema negro: a construção da imagem de afirmação positiva da africanidade brasileira”, que será ministrada pelo professor Celso Luiz Prudente, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Em seguida, o professor Luiz Fernando de França, que coordena o evento, fará a apresentação do relatório final do “Projeto de Pesquisa Kiriku: relações raciais e literatura infantil antirracista nos Centros Municipais de Educação Infantil de Santarém (PA)”. Pela parte da tarde, o encontro prossegue com comunicações orais de projetos de dissertações de mestrado e de trabalhos de conclusão de curso que abordam a temática afro. O evento termina na sexta-feira, 26, com a realização pela manhã de oficinas afrocentradas para estudantes da educação básica.

Link: https://falasantarem.com.br/2023/05/24/ufopa-celebra-o-dia-mundial-da-africa-com-programacao-especial-em-santarem/