Criado em 10 de Maio de 2023 às 17:20

Ufopa instala redário no campus Tapajós para comunidade acadêmica e visitantes
maio 7, 2023 - 7:13 pm

fb-share-iconTweetPin Share

Novo espaço era uma necessidade apontada por alunos e visa atender, principalmente, a quem realiza atividades em tempo integral. Redário foi instalado em área do campus Tapajós
Ascom/Ufopa
Um redário denominado ‘refúgio da florestinha’ foi inaugurado e já está em pleno funcionamento no campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O espaço, destinado para descanso da comunidade acadêmica e da sociedade em geral que visita a universidade, foi projetado por alunos do curso de Engenharia Florestal do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A iniciativa é fruto do projeto Legacy – “Treinamento e Capacitação em Utilização e Tecnologia de Bioprodutos Florestais”, coordenado pelo professor Fernando Andrade, e faz parte da disciplina “Indústria de Produtos Florestais I”. No local foram instalados 13 armadores de rede.
O projeto prevê que cada turma de Engenharia Florestal idealize um objeto que sirva de legado e fique permanente em benefício da instituição e da sociedade em geral, de acordo com o professor Fernando Andrade.
“A primeira ação do projeto foi realizada em 2016, com a entrega de dois bancos que ficam próximo à portaria da Unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém. Nesta ação, os alunos realizaram a entrega de um redário elaborado com esteios de maçaranduba oriundos de manejo sustentável e doados pela empresa Algimi Florestal” explicou.
O coordenador ainda explicou que os alunos trabalharam na preparação dos esteios, com lixamento e aplicação de verniz, e em seguida eles foram instalados no local com apoio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).
“Além do redário, foi entregue também um novo banco para a parada do Intercampus, confeccionado com madeira de tauari e impermeabilizado com resina a base de mamona. O material foi doado pela empresa Impergev. O banco leva o nome de ‘Tauarinter’ e mostra que é possível verticalizar a confecção de produtos de madeira de alto valor agregado utilizando material de menor valor comercial e produtos impermeabilizantes mais sustentáveis”, disse o professor, ao lembrar que na oportunidade foi retirado, para reforma, um dos bancos onde alunos aguardavam o ônibus Intercampus.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região

Link:https://jornalfloripa.com.br/geral/ler/17534