Criado em 3 de Maio de 2023 às 18:30

Vereadores discutem temas importantes durante encontro da Frente Parlamentar de Vereadores MT/PA

02/05/2023 - MT Agora - Ufopa citada

3 de Maio de 2023 às 18:30

02/05/2023 às 08h55Por: RedaçãoFonte: Câmara de Sorriso - MTCompartilhe:Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT    Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Os vereadores de Sorriso Wanderley Paulo e Chico da Zona Leste, participaram nos dias 27 e 28 de abril do 4ª Encontro da Frente Parlamentar de Vereadores MT/PA. O evento de abertura aconteceu no auditório do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e no Plenário Benedito Magalhães da Câmara de Vereadores de Santarém.  No dia (28), aconteceu as câmaras temáticas e foram discutidos temas como a conclusão da BR 163; a implantação da Ferrogrão; regularização fundiária e dos garimpos; produção com sustentabilidade ambiental dentre outros.

Para o vereador Wanderley Paulo secretário da Frente, o evento representa a força do legislativo municipal dos dois estados. “ Quando 26 Câmaras se unem para fazerem um pedido aos órgãos federais, mostra força e é isso que estamos fazendo. E é isso que queremos, quando formos pedir a conclusão da BR 163 e a Ferrogrão, não será um pedido isolado e sim de todo um colegiado, isso nos dá força frente aos órgãos federais”, destacou.

Dentre os diversos painéis com explanações o vereador Chico da Leste destaca a importância da Frente Parlamentar se unir para resolver problemas que os estados enfrentam como a regularização fundiária. “ Temos que buscar junto ao Governo Federal a agilidade na emissão dos títulos definitivos de terras, principalmente para o Projetos de Assentamentos, porque só assim teremos uma agricultura familiar fortalecida. Esse problema existe e temos como parlamentar unir força e buscar a resolutividade ", disse.

O evento contou com a participação de mais de 80 vereadores, do Senador Zequinha Marinho, Deputado Federal Henderson Pinto, Secretário Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará Giovanni Queiroz, secretário regional de Governo do Oeste do Pará , José Maria Tapajós, representantes do Ministério da Pesca, dentre outras autoridades. O próximo encontro ficou decidido pela plenária, para ser realizado em Sorriso no mês de outubro

Texto: Claudia Sarubo

Fotos: Claudia Sarubo

Link: https://mtagora.com.br/noticia/104560/vereadores-discutem-temas-importantes-durante-encontro-da-frente-parlamentar-de-vereadores-mt-pa