Criado em 9 de Março de 2023 às 14:14

Alunos do curso de Direito da Ufopa participam de debate sobre Lei Maria da Penha em escolas

08/03/2023 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

9 de Março de 2023 às 14:14

A programação teve início na terça-feira (7), na Escola Onésima Pereira de Barros, e segue nos dias 8, 10, 22 e 24 de março em outras escolas.
Por Gleilson Nascimento,

Alunos da Escola Plácido de Castro durante palestra sobre a Lei Maria da Penha — Foto: Divulgação/rede sociais

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio de parceria da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) com o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Najup/Cabano), vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS),realiza nesta quarta-feira (8) na Escola Estadual Plácido de Castro, em Santarém, uma ação com palestra e oficinas para debater a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), em alusão ao 8 de março, dia internacional da mulher. Ao todo, cinco escolas do ensino médio da cidade, fazem parte da programação onde serão desenvolvidas atividades voltadas ao tema.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Para a professora do curso de direito da Ufopa, Arlene Dias, a iniciativa vai levar conhecimento aos jovens sobre os direitos da mulher, além de discutir as formas de violência doméstica e prevenções em um cenário feminino cada vez mais violento.

"Nós vamos fazer uma oficina para abordar as questões de violência doméstica e familiar contra a mulher. Um assunto importadíssimo mais do que nunca. Todos os anos nós estamos acompanhando estatísticas muito altas, inclusive com resultado de morte de mulheres. Por isso é muito importante se discutir essa violência e formas de prevenção", destacou Arlene Dias.

Liliane Pereira da Silva, estudante de direito da Ufopa destacou que a lei Maria da Penha é bastante rigorosa para quem comente crimes contra a mulher, mas falta aprimorar e melhorar a qualidade do atendimento especializado para mulheres que procuram ajuda nas delegacias.

"O problema não está na lei, mas nós encontramos, por exemplo, alguns relatos de vítimas quanto ao seu atendimento. Há uma revitimização no processo de denúncia. Inclusive há situações em que a vítima é colocada na viatura junto do seu agressor. Não é um atendimento como se deve ser feito, de qualidade, e isso não é apenas nas leituras que a gente faz, escutamos durante as oficinas esses tipos de relatos", informou Liliane Pereira da Silva.

A iniciativa das oficinas faz parte de um projeto de extensão e tem o tema “Por todas as Marias: a Lei Maria da Penha e a educação juntas no combate à violência contra as mulheres”. A programação teve início na tarde desta terça-feira (7), na Escola Onésima Pereira de Barros, e segue nos dias 8, 10, 22 e 24 de março em outras escolas. Acompanhe abaixo a programação:

Quarta-feira (8) - Escola Plácido de Castro
Sexta-feira (10) - Escola Júlia Gonsalves Passarinho
Quinta-feira (22) - Escola Professor Aluísio Lopes Martins
Sexta-feira (24) - Escola Pedro Álvares Cabral
A ideia é conscientizar os alunos do ensino médio do município de Santarém por meio de oficinas, e também visa marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher.

O evento é coordenado pela doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas, professora Judith Costa Vieira, que atua nas áreas de direito ambiental, agrário, étnico, civil e na assessoria jurídica de reconhecimento territorial e direito ambiental.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/03/08/alunos-do-curso-de-direito-da-ufopa-promovem-debate-sobre-lei-maria-da-penha-em-escolas.ghtml