Criado em 27 de Março de 2023 às 15:17

Aulas dos cursos do Forma Pará em parceria com a Ufopa iniciam em três municípios

14/03/2023 - G1 Santarém e região — PA - Positiva

27 de Março de 2023 às 15:17

Os cursos de graduação no programa são fruto de um convênio de cooperação técnica e financeira entre o governo do estado do Pará e Ufopa.

Estudantes de municípios paraenses participando do processo seletivo especial do Forma Pará (imagem ilustrativa) — Foto: Agência Pará

Os candidatos que tiveram a habilitação deferida no Processo Seletivo Especial (Prosel) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para os cursos ofertados pelo programa Forma Pará nos municípios de Juruti, Oriximiná e Trairão iniciaram as aulas nesta segunda-feira (13).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os cursos de graduação no programa são fruto de um convênio de cooperação técnica e financeira entre o governo do estado do Pará, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectec) do Pará por meio da Ufopa para oferta de cursos de graduação.

Em Juruti o curso ofertado é o Bacharelado em Engenharia Civil. Já em Oriximiná, o curso é de Licenciatura em Geografia, e em Trairão o curso é de Licenciatura em Pedagogia.

Presenciais, os cursos de graduação são ofertados no período noturno. Os componentes curriculares serão ofertados em módulos, de forma intensiva, conforme calendário acadêmico da Ufopa. Já as atividades curriculares também serão desenvolvidas de forma modular, em ofertas isoladas e sucessivas, com cargas horárias concentradas, respeitado o limite diário previsto para o funcionamento de cada curso.

Sobre o Forma Pará
Instituído por lei em 2021, o “Forma Pará” é um Programa de Educação e Formação Superior, desenvolvido pelo governo do estado do Pará.

Visando fomentar a expansão do Ensino Superior no estado do Pará, como instrumento de superação das desigualdades inter-regionais, o programa tem os seguintes objetivos:

Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos superiores, considerando potencialidades locais, demandas sociais e vocações produtivas sub-regionais, visando a formação de profissionais para diferentes setores da economia;
Promover a inclusão social e melhoria de renda, além da geração da oportunidade de trabalho e emprego;
Desenvolver e fomentar projetos de educação superior no Pará;
Realizar e estimular o desenvolvimento científico e tecnológico, a pesquisa aplicada e o empreendedorismo.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/03/14/aulas-dos-cursos-do-forma-para-em-parceria-com-a-ufopa-iniciam-em-tres-municipios.ghtml