Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 9 de Março de 2023 às 14:16

Comunidades ribeirinhas do oeste do Pará recebem atendimento médico no hospital escola Abaré

08/03/2023 - O Liberal - Ufopa citada

9 de Março de 2023 às 14:16

Comunidades ribeirinhas do oeste do Pará recebem atendimento médico no hospital escola Abaré


A expectativa é atender cerca de 2 mil pessoas durante os dez dias de viagem nas cidades de Belterra e Aveiro, na região oeste do Pará


O Liberal
08.03.23 15h01
Ândria Almeida/ Arquivo/ O Liberal
fonteO barco-hospital Abaré, a bordo do qual a expedição navegará pelo rio Tapajós (Ândria Almeida/ Arquivo/ O Liberal)

Estudantes e professores de seis escolas de medicina embarcam no navio hospital escola Abaré para visitar comunidades ribeirinhas ao longo do rio Tapajós. A expectativa é atender cerca de 2 mil pessoas durante os dez dias de viagem nas cidades de Belterra e Aveiro, na região oeste do Pará. 

VEJA MAIS

Projeto “Missão Amazônia” leva atendimento médico gratuito a comunidades ribeirinhas no oeste paraense
Expedição leva atendimento médico gratuito a comunidades ribeirinhas
Quanto mais cedo a criança for diagnosticada, melhor para o tratamento
Pesquisa da Ufopa disponibiliza tradução de instrumento diagnóstico de autismo infantil (TASI)
Mais de 18 mil famílias foram beneficiadas e desenvolvem várias atividades que contribuem para a geração de emprego e renda no município
Projetos socioambientais beneficiam mais de 18 mil pessoas no município de Juruti, oeste do Pará
A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação. Para este ano ainda estão previstas outras três novas incursões na região.

A equipe prestará atendimento ginecológico, pediátrico e de saúde da família a pacientes que aguardam consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades paraenses e também levam orientações aos moradores sobre ações básicas de prevenção e promoção da saúde. “Nosso objetivo é contribuir com atendimento médico de qualidade e gratuito às pessoas que aguardam por consultas nessa região do Pará", destaca o prof. Dr. Rodrigo Nunes, coordenador do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e organizador da Missão Amazônia.


Formação
Antes de iniciarem os atendimentos nas localidades, os estudantes e professores passarão por momentos de formação na Universidade Federal do Oeste de Pará (UFOPA). Por meio de parcerias, a Inspirali garantiu todos os insumos médicos necessários para a realização da viagem, desde medicamentos básicos a instrumentos e equipamentos médicos que serão utilizados nas consultas. 

Seleção
Os estudantes selecionados já possuem histórico em ações voluntárias, estão no último ano da graduação e fazem parte de instituições de vários locais do Brasil. 

As atividades durante a missão envolvem grupos de alunos oriundos da mesma instituição e também times formados por estudantes de instituições diferentes, a fim de proporcionar o máximo possível de troca de experiências e aprendizado. Na volta às suas cidades de origem, os alunos participarão de várias atividades para transmitir aos colegas os aprendizados resultantes do projeto.

Navio Hospital Escola Abaré
O barco-hospital Abaré, a bordo do qual a expedição navegará pelo rio Tapajós, pertence a Ufopa e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico: são quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades, e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação

 

Link: https://www.oliberal.com/para/comunidades-ribeirinhas-do-oeste-do-para-recebem-atendimento-medico-no-hospital-escola-abare-1.654362