Criado em 7 de Março de 2023 às 15:12

7 de Março de 2023 às 15:12

Dissertação sobre a presença de judeus em Óbidos, no PA, vira livro

Publicado em 06/03/2023 por Jeso Carneiro em Óbidos

Dissertação sobre a presença de judeus em Óbidos, no PA, vai virar livro
Fabiana Fábio (à esq.) e uma de suas fontes do seu trabalho de dissertação em Óbidos, a judia Rachel Belicha. Foto: Instagram
Um trabalho de conclusão (dissertação) de curso de mestrado em Ciências da Sociedade, pela Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), sobre a chegada e fixação de judeus em Óbidos, no oeste paraense, virou livro.

De autoria da professora Fabiana Gomes Fábio, a obra Judeus em Óbidos na Amazônia: imigração, história e ressignificação, já está, inclusive, com pré-venda lançada, podendo ser adquirida com antecedência por Pix (93-99167-0279).

O lançamento, a ser realizado em Óbidos, está previsto ainda para o primeiro semestre deste ano – abril ou maio.

“O livro detalha como os judeus se organizaram em um grupo na cidade, festejavam as principais páscoas, ritualizavam seus mortos, deixando como legado tecidos sociais e símbolos de resistência do judaísmo”, explica Fabiana Fábio, professora de história na rede estadual de ensino.

— ARTIGOS RELACIONADOS
Pai e mãe. Por Alessandra Helena Corrêa
Livro sobre a história do Tapajós e Baixo Amazonas será lançado no sábado
Academia Alenquerense de Letras completa 1 ano de fundação; vídeo
“A história das famílias judaicas foi descrita em forma de genealogia, realçando similitudes e contrastes”, reforça.

Quem é

Fabiana Fábio é graduada em história pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). Tem especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e em Gestão Escolar, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014).

É mestra em Ciências da Sociedade, pela Ufopa (2020). Foi professora de história no ensino fundamental II pela rede municipal de ensino em Óbidos (2002-2012). Possui 14 anos de experiência no ensino médio estadual como professora de história e sociologia. No contexto do ensino médio, possui larga experiência em trabalhos com projetos de pesquisa e ação.

Fabiana Fábio: professora da rede estadual de ensino
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

Link:https://www.jesocarneiro.com.br/cidade/obidos/dissertacao-sobre-a-presenca-de-judeus-em-obidos-no-pa-vira-livro.html