Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 7 de Março de 2023 às 15:06

Fórum de artes cênicas é realizado para a escolha de representantes para o Conselho Municipal de Cultura de Santarém

04/03/2023 - TAPAJÓS DE FATO - Ufopa ciatada

7 de Março de 2023 às 15:06

Fórum de artes cênicas é realizado para a escolha de representantes para o Conselho Municipal de Cultura de Santarém

Segmentos de teatro, dança, circo e capoeira, pautaram suas lutas durante a reunião.


03/03/2023 às 14h19Por: Darlon NeresFonte: Tapajós de FatoCompartilhe:Tapajós de Fato    Tapajós de Fato


No Auditório Wilson Fonseca da Universidade Federal do Oeste do Pará- Ufopa, Campus Rondon, segmentos da cultura de Santarém como: dança, capoeira, teatro, e circo, realizaram o fórum de caráter emergencial para a escolha de 2 representantes de artes cênicas de Santarém, para compor o Conselho Municipal de Cultura do município.

 

O Conselho Municipal de Cultura de Santarém dispõe de 10 cadeiras, 5 destinadas à base da sociedade civil e 5 à base do governo. O fórum realizou uma atividade de grupos, onde os segmentos de dança, teatro, circo e capoeira poderiam levantar suas demandas e prioridades a serem defendidas dentro do espaço do conselho e conferência municipal de cultura.

                                Plenário Wilson Fonseca (UFOPA) Foto: Tapajós de Fato


O segmento de capoeira afirmou, na apresentação na plenária, que a construção de espaços públicos específicos do segmento, sendo a capoeira além de uma dança, é luta e resistência. Editais menos burocráticos para o segmento também foram colocados como pauta pelo grupo. Já o grupo de dança tem como proposta a utilização  dos espaços públicos da cidade sem burocracia, visibilidade para os fazedores de cultura, e incentivo ao segmento.

                                            Atividade em grupos Foto:Tapajós de Fato

 

Sistema Nacional de Cultura

 

Segundo o art. 216-A da Constituição Federal, o Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da Federação (União, Estados, DF e Municípios) e a sociedade. O SNC é organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.

 

O Tapajós de Fato entrevistou Elizangela Dezencor, atriz, produtora cultural, fazedora de cultura de Santarém e militante desde o ano de 2023 pela implementação do sistema nacional de cultura e democratização dos recursos para o incentivo da cultura.

 

Ao Tapajós de Fato, Elizângela comenta sobre o Sistema Nacional de Cultura. “O sistema é uma ação que foi pensada por cientistas culturais, onde a ideia é fazer um grande sistema e dentro desse sistema poder movimentar melhor os produtos culturais, estes saberes, esses fazeres, então desse sistema que já é uma lei no Brasil, nós temos um formato a nível federal, estadual e municipal”.

 

                                            Elizangela Dezincourt Foto: Tapajós de Fato

 

Sobre a Realização do Fórum, a fazedora de cultura afirma que “então hoje aqui o fórum de artes cênicas que tá reunindo dança, teatro, circo e capoeira, tem o objetivo de fazer parte como uma pequena peça dessa grande máquina que é o sistema, que depois do fórum de vários segmentos de música, artesanato, artes cênicas, eles vão escolher seus representantes que vão fazer parte do conselho municipal de cultura".

 

Quando se acessa a plataforma nacional de cultura, o conselho municipal de cultura de Santarém está na plataforma do sistema nacional, e existe já na sua lei o conselho, porém ainda está faltando a criação do fundo de cultura de Santarém. O que acontece é preciso passar por um processo de legalização e reformulação, e novos conselheiros para a continuidade dos trabalhos, e preencher dentro da plataforma do sistema nacional os pré-requisitos para que Santarém esteja apta a receber fundos, patrocínios direto, para o fundo que vai subsidiar as ações do plano de cultura.

 

Dois titulares e dois suplentes foram escolhidos para representar as artes cênicas de Santarém no conselho, e após essa etapa, será realizada a Conferência Municipal de Cultura, onde os nomes dos eleitos serão apresentados. Como titular Gregório Gamboa e suplente João, foram os escolhidos para a composição.

 

Link: https://www.tapajosdefato.com.br/noticia/1070/forum-de-artes-cenicas-e-realizado-para-a-escolha-de-representantes-para-o-conselho-municipal-de-cultura-de-santarem