Criado em 3 de Março de 2023 às 15:04

Fundação Guamá inicia a operação do Centro de Inovação em SantarémPor Sérgio Moraes (PCTGuamá)

02/03/2023 - Pelo Mundo DF - Ufopa citada

3 de Março de 2023 às 15:04

02/03/2023 18h03O Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), local que focará em iniciativas sobre a cultura da inovação, em Santarém, foi entregue na manhã desta quinta-feira (2), em um evento que se estende até a próxima sexta-f
02/03/2023 às 18h10Por: Ueliton MelloFonte: Secom ParáCompartilhe:
O Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), local que focará em iniciativas sobre a cultura da inovação, em Santarém, foi entregue na manhã desta quinta-feira (2), em um evento que se estende até a próxima sexta-feira (3) com debates, palestras e uma exposição voltada ao empreendedorismo.

Em julho de 2022, a Associação Comercial de Santarém (Aces) firmou parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), por meio da Fundação Guamá, viabilizando suporte técnico e financeiro para implantação da infraestrutura física do Centro, que possui salas de treinamento, auditório e espaço coworking, no qual serão desenvolvidos atividades de empreendedorismo, como hackathons, capacitações individuais ou coletivas, matchmaking com investidores públicos e privados, oficinas de elaboração de projetos e eventos de apoio à exportação.

“Estamos muito entusiasmados com o início das operações do nosso segundo ambiente de inovação, agora na região do oeste do Pará. Agora que o centro está implantado fisicamente, podemos levar os serviços da Fundação Guamá para um público maior, incluindo a qualificação para exportação com o PEIEX, a execução do programa StartUP Pará, o Selo Guamá de Gestão da Inovação, e os serviços dos laboratórios do PCT Guamá. Além disso, queremos expandir as parcerias com as instituições locais, de forma a oferecer ainda mais serviços para as empresas da região”, comenta Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá.

Alexandre Chaves, presidente da Aces, explica que o Ciat é uma iniciativa ampla para empreendedores da região, que incentivará projetos com estrutura física e acompanhamento profissional. “O Ciat é o primeiro passo de uma cultura de inovação que será intensificada na região. Iniciativas empreendedoras e inovadoras irão convergir aqui. Todo e qualquer cidadão que queira empreender pode procurar o Ciat para colocar em prática suas ideias, seja para ter um endereço virtual, utilizar os espaços do Centro ou ser acompanhado por uma equipe qualificada no decorrer do seu projeto”, explica.

Desde a proposta inicial, o projeto contou com parceiros como o Governo do Estado do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prefeitura Municipal de Santarém, Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI-DRS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Conexão com o PCT Guamá– Serviços especializados, como marketing e marketing digital, projeto de embalagens, assessoria jurídica e compliance, segurança da informação, contabilidade, receitas e precificação, design de produtos, gestão da inovação e facilidades nas contratações de serviços dos laboratórios residentes do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá serão disponibilizados pela Fundação Guamá às empresas que estiverem associadas ao Ciat.

"A parceria entre o Governo do Estado, Fundação Guamá e Aces vai além da estrutura física do Ciat. Alcança a sociedade com serviços estratégicos que irão impactar diretamente na escala e qualidade de negócios. O Ciat é uma extensão do PCT Guamá na região do Tapajós e seus associados terão acesso aos 15 laboratórios e mais de 90 mentorias oferecidas pelo Parque", explica Milksom Campelo, coordenador de Transferência de Tecnologia e Negócios da Fundação Guamá.

Sobre o PCT Guamá– O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Ele é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi da Ufra e da UFPA, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Texto da Ascom / Fundação Guamá

Link: https://www.pelomundodf.com.br/noticia/124017/fundacao-guama-inicia-a-operacao-do-centro-de-inovacao-em-santarem