Criado em 9 de Março de 2023 às 14:10

Ufopa e Prefeitura articulam parceria para preservação do patrimônio arqueológico de Santarém

08/03/2023 - G1 Santarém e Região — PA - Positiva

9 de Março de 2023 às 14:10

Universidade e Prefeitura estão trabalhando em uma proposta conjunta para a criação de um fórum sobre a temática no município.

Reunião da Ufopa com a prefeitura de Santarém — Foto: Comunicação/Ufopa

Em recente reunião entre gestores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Prefeitura de Santarém, pautas como expansão da Universidade, a oferta de novos cursos de graduação no município, a conservação do patrimônio arqueológico e histórico da cidade, a criação do Núcleo de Produção Digital do Tapajós em Alter do Chão, entre outras, foram tratadas.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Com relação às perspectivas de expansão, a Ufopa pretende ofertar em Santarém dois novos cursos de graduação: o de Medicina, no âmbito do Instituto de Saúde Coletiva (Isco); e o Bacharelado em Turismo, através de um novo polo a ser implantado em Alter do Chão. No local, também deverá ser instalado o Núcleo de Produção Digital do Tapajós, visando a promover e estimular a produção audiovisual da região.

“É um privilégio muito grande para o município de Santarém ter uma universidade federal como a Ufopa, tão importante, formando jovens. É um papel muito importante, dando oportunidades para pessoas não só de Santarém, mas de toda a nossa região. E a gente quer estar junto, dando total apoio para a Ufopa”, afirmou Nélio Aguiar durante o encontro.

“Essa conversa com o prefeito de Santarém é importante dentro do contexto do nosso planejamento de desenvolvimento institucional. Falamos do projeto de expansão da Ufopa, da importância da articulação com a visão estratégica do município”, afirma Aldenize Xavier. “Também abordamos demandas importantes para a Universidade, como a ampliação de linhas de ônibus para atender às unidades Tapajós e Rondon e de projetos que a Prefeitura tem com a Ufopa, como o Maniva Tapajós e o Abaré. São ações estratégicas importantes, tanto para a nossa Universidade quanto para o município”.

Arqueologia
O apoio da Universidade à conservação do patrimônio histórico e arqueológico de Santarém, por meio da realização de estudos e ações de mapeamento, proteção e guarda de artefatos resgatados, foi outro assunto abordado durante o encontro. Segundo a reitora da Ufopa, a Universidade e a Prefeitura estão trabalhando em uma proposta conjunta para a criação de um fórum sobre a temática no município.

“Apresentamos ao prefeito o andamento das articulações que têm ocorrido entre a equipe de arqueólogos da Ufopa e a dos arqueólogos contratados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Semana passada tivemos uma reunião muito boa e houve uma sinergia muito grande entre as duas equipes. A prefeitura acertou em cheio nos arqueólogos escolhidos, que trouxeram várias propostas e pediram apoio para a Universidade”, disse Aldenize Xavier.

A reitora disse ainda que a Ufopa está articulando junto com a Prefeitura um evento para junho, mês de aniversário de Santarém, com a participação de vários atores da sociedade civil organizada e de órgãos representativos que tratam do patrimônio arqueológico, para que seja construída uma política pública de salvaguarda dos materiais, e que isso possa se transformar em um patrimônio histórico e arqueológico importante e atrativo também do ponto de vista turístico e econômico para o município.

“A Prefeitura fez um grande avanço. Nunca tivemos na Prefeitura de Santarém arqueólogos trabalhando conosco e hoje temos dois. Hoje a gente tem melhores informações técnicas e orientações de como proceder em algumas obras, juntando a parceria com a Ufopa. Com o quadro de arqueólogos que a Universidade tem, Santarém tem como avançar muito na conservação do nosso patrimônio arqueológico”, afirma Nélio Aguiar.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/03/08/ufopa-e-prefeitura-articulam-parceria-para-preservacao-do-patrimonio-arqueologico-de-santarem.ghtml