Criado em 29 de Abril de 2024 às 16:38

23/09/2023 - Portal RDN - Positiva

29 de Abril de 2024 às 16:38

Alunos de Monte Alegre lançam guia de espécies de peixes amazônicos
 22 de setembro de 2023  alunosguias de espécieslançammonte alegrepeixes amazonicos
Projeto foi desenvolvido em parceria com os peixeiros locais

Capa do e-book lançado em Monte Alegre – Reprodução
Oprojeto de extensão “Elaboração de catálogo de peixes comercializados em Monte Alegre, Baixo Amazonas, Pará, Brasil”, em atividade no Campus Monte Alegre da Ufopa, coordenado pela professora Ivana Veneza e realizado em parceria com os peixeiros da cidade, disponibilizou para consulta o livro eletrônico (e-book) Guia de Peixes comercializados em Monte Alegre.

O livro apresenta, em linguagem acessível, informações sobre seis ordens, 18 famílias e 32 espécies de peixes nativos. “Este material tem grande importância para a comunidade em geral, tanto para consumidores de peixe quanto pesquisadores e demais interessados na diversidade de recursos pesqueiros/aquícolas da Amazônia, uma vez que não havia até o momento nenhum documento que expusesse a diversidade de peixes comercializados em Monte Alegre”, informou a professora Ivana Veneza, que coordena o projeto.

Além de um registro dos peixes em si, o e-book é um valioso guia de catalogação de um dos principais itens alimentares da cultura local. “É importante relatar que, ao realizar buscas de imagens e informações de várias das espécies que constam no referido guia de peixes, em sites oficiais tais como o FishBase e o Catalog of Fishes, os resultados são muito limitados, o que faz desse material um importante veículo de informação”, completou a professora.

Sobre o projeto – O projeto de extensão “Elaboração de catálogo de peixes comercializados em Monte Alegre, Baixo Amazonas, Pará, Brasil”, coordenado pela professora Ivana Veneza, foi criado em 2018, e desde então vem atuando em parceria com os peixeiros dos três principais pontos de venda de peixe do município de Monte Alegre (PA): Mercado de Peixe Pedro Lira (Cidade Baixa), Feira Popular e Feira Emanuel “Deus Conosco” (Cidade Alta). “Os peixeiros auxiliaram nos registros fotográficos, todos feitos exclusivamente para as publicações do projeto e com informações obtidas a partir de seu conhecimento tradicional, principalmente acerca das formas de venda e nomes populares das espécies”, explicou a coordenadora.

Sobre o guia – O Guia de Peixes Comercializados em Monte Alegre foi publicado em 22 de maio de 2023 pela editora Atena e está disponível gratuitamente aqui (PDF).

Sobre os bolsistas – Os alunos que compõem a equipe do projeto são Luan Patrick de Souza, Elciane de Freitas e Millena Campos. Eles lideraram a produção do e-book, que foi construído com outros colaboradores do projeto e alunos no âmbito de componentes de práticas integradoras de extensão. Também foram realizados eventos de apresentação da prévia do material em comunidades pesqueiras, tais como Aldeia e Curicaca. “Nessas ocasiões foi possível reunir as contribuições dos comunitários presentes e agregá-las ao e-book. Além das imagens dos peixes que são comercializados nas feiras de Monte Alegre e das informações obtidas a partir do conhecimento empírico, também foram inseridas informações científicas como biologia, hábitat e distribuição geográfica”, disse a professora.

A publicação também aponta as espécies que entram no defeso e quais delas apresentam potencial para cultivo, seja para fins de consumo alimentar humano, seja como espécies ornamentais. Para tornar o acesso ao material ainda mais amplo, bem como proporcionar maior disseminação de informações sobre as espécies de peixes amazônicos e a consequente valorização desses recursos, o discente Luan Patrick criou o site do Guia de Peixes, que pode ser acessado aqui.

O site foi indexado aos mecanismos de busca do Google em 23 de junho de 2023 e até a o início do mês de setembro já havia recebido mais de 3.500 acessos de todo o país e de países em todos os continentes.

Comunicação Ufopa, com informações do projeto

Link:https://portalrdn.com.br/2023/09/22/alunos-de-monte-alegre-lancam-guia-de-especies-de-peixes-amazonicos/