Criado em 30 de Abril de 2024 às 14:21

Barco com 50 pessoas naufraga no Rio Tapajós, em Belterra; todos os passageiros foram resgatados

30/09/2023 - Giro Portal - Ufopa citada

30 de Abril de 2024 às 14:21

Naufrágio ocorreu na tarde desta sexta (29). Entre os passageiros da embarcação, estavam 31 alunos e um professor da Ufopa; outro barco, bajaras e lanchas prestaram apoio, conseguindo resgatar todas as vítimas.
29/09/2023 19h 09min Atualizada em 29/09/2023 19h 15min Por: Portal Giro

Buscar Notícia...

Belterra - PA
Ver mais Notícias

Belterra - PA

01 . Maio . 2024
 24 °C  31 °C
Parcialmente Nublado, sol entre poucas nuvens.

Foto: Reprodução

Uma pequena embarcação, nomeada Surucuá, naufragou nesta sexta-feira (29), a aproximadamente 1 km da margem do Rio Tapajós, em frente à comunidade Solimões, no município de Belterra.

Segundo informações, havia 50 passageiros a bordo no momento do naufrágio, incluindo adultos, jovens e crianças. As condições meteorológicas não eram favoráveis, com fortes ventos na região. No entanto, a rápida ação de outro barco nas proximidades, além de bajaras e lanchas, garantiu o resgate de todas as vítimas em segurança.

Dentre os resgatados, 31 eram alunos e um professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Todos estavam devidamente equipados com coletes salva-vidas. A Capitania Fluvial de Santarém foi alertada pela universidade e enviou uma embarcação adicional para auxiliar no salvamento.

O uso adequado de coletes, boias e botes foi essencial para garantir o bem-estar dos passageiros durante o resgate.

Moradores da comunidade Solimões acionaram o Núcleo Integrado de Operações (Niop) para fornecer auxílio imediato. Como resposta, um avião anfíbio, normalmente utilizado para transportar pacientes até Santarém, foi deslocado para a área.

Além disso, equipes do Corpo de Bombeiros, partindo do posto avançado de Alter do Chão, também se mobilizaram em lanchas para dar suporte às vítimas.

link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Gyd7YocUZq9OCrv4MNyaA1cvoO1CBTnliCehicC9LYw/edit#gid=0