Criado em 30 de Abril de 2024 às 14:14

Barco com ribeirinhos e alunos da Ufopa naufraga no rio Tapajós, em Santarém (PA)

30/09/2023 - Portal Santarém - Negativo

30 de Abril de 2024 às 14:14

Naufrágio aconteceu na tarde desta sexta-feira (29) próximo à Comunidade Indígena de Surucuá
Fotografo:  Reprodução
... Informações repassadas dão conta de que todos os alunos da Ufopa e passageiros foram resgatados e passam bem
Estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), passaram por momentos de pânico e medo no início da tarde de sexta-feira, 29, no rio Tapajós, no Município de Santarém, oeste do Pará.

Eles viajavam em um barco de madeira, que faz linha da zona urbana para a região de rios, em Santarém, quando aconteceu o acidente, próximo à Comunidade de Solimões. Além dos universitários, famílias de ribeirinhos também viajavam na embarcação Surucuá II.

Nenhuma descrição disponível.
Ribeirinhos informaram que ventava muito, no momento em que aconteceu o acidente com 50 pessoas à bordo.

Vídeos que circulam em grupos de WhatsApp, mostram pessoas em botes flutuando, outras com coletes salva vidas e algumas pessoas nadando nas águas do Tapajós.

Assista o vídeo:

Barco com ribeirinhos e alunos da Ufopa naufraga no rio Tapajós, em

Barcos que fazem linha no trecho entre Aveiro e Santarém e pescadores ajudaram no resgate dos passageiros.

Representantes da Ufopa procuraram a Capitania dos Portos de Santarém, para pedir ajuda.

Informações repassadas a nossa reportagem, dão conta de que 34 estudantes e uma professora da Ufopa foram resgatados e passam bem. Enquanto que outras 15 pessoas, entre jovens, adultos e crianças, também foram resgatados com vida.

Nota Oficial da Ufopa sobre o Naufrágio da embarcação Surucuá II

Com relação ao naufrágio da embarcação Surucuá II, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro de 2023, no rio Tapajós, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informa:
1. 34 discentes e uma docente do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) estavam a bordo da embarcação Surucuá II, barco de linha, para uma atividade de campo a ser realizada na comunidade de Surucuá, situada à margem esquerda do rio Tapajós.
2. Todos os passageiros estavam de coletes salva-vidas quando a embarcação naufragou já próximo da comunidade de Solimões. Todos foram resgatados com vida por embarcações que passavam pelo local e encaminhados para a referida comunidade.
3. Ao tomar conhecimento do ocorrido, a Ufopa entrou em contato com a Capitania dos Portos de Santarém/Marinha e o Corpo de Bombeiros para informar sobre o incidente e solicitar auxílio no resgate dos passageiros.
4. A Ufopa está trabalhando para que todos os discentes e a docente retornem de forma segura para Santarém e já acionou o contrato de seguro estudantil e seus profissionais de saúde, a fim de prestar a todos o auxílio necessário.

Santarém-PA, 29 de setembro de 2023.

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Ufopa

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém