Criado em 25 de Abril de 2024 às 11:15

Coordenadora do g1 Santarém e região participa de evento de comunicação para profissionais da UFOPA

06/09/2023 - G1 - Globo - Positiva

25 de Abril de 2024 às 11:15

O evento de mídia training foi direcionado aos gestores de departamentos da maior Universidade do Oeste do Pará.
Por Ramon Azevedo — PA

05/09/2023 19h07  Atualizado há 7 meses

Silvia Vieira e os participantes do evento — Foto: Assessoria de Comunicação da Ufopa

A jornalista Silvia Vieira, coordenadora do g1 Santarém e Região, participou na última quinta-feira (31), de um evento de comunicação na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O evento contou com cerca de 30 profissionais que ocupam cargos de gestão na Ufopa, como diretores de Unidades Acadêmicas, os chamados Institutos aos quais os alunos são vinculados aos cursos de nível superior e pós-graduação, e também Pró-reitores das unidades administrativas da Ufopa, assim como a reitoria, que também foi público-alvo do curso. A Universidade considera essas pessoas como porta vozes da instituição.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Segundo a Ufopa, o Sistema Tapajós de Comunicação é um dos grupos importantes e estratégicos para alcançar o grande público, por demandar a assessoria de comunicação para atender diversas pautas relevantes, justamente por ter uma visão da importância da informação de interesse público.

Silvia Vieira que está à frente do portal g1, teve uma participação fundamental no curso ao explicar como funciona a escolha de uma pauta até o momento em que essa pauta vai ao ar. Como profissional que já experenciou bastidores de rádio, impresso, TV e portal, tem muito a contribuir, até para a sensibilização do público alvo do curso no atendimento das demandas, considerando a forma da entrega do material, tempo para o atendimento, importância da fonte de informação com domínio do tema, entre outros fatores. Silvia esclareceu um pouco dos bastidores de uma redação para mostrar o quanto é importante o tempo do jornalista, assim como o tempo da fonte de informação.

Silvia Vieira com profissionais da UFOPA — Foto: Assessoria de comunicação da UFOPA

“Fiquei muito feliz de ouvir dos gestores presentes que o g1 é uma referência para eles. A grande maioria disse que, antes de sair de casa, inclusive, acessa o portal para saber o que tem de novidade [...] para eles, o g1 tem sempre informação confiável, sendo a primeira opção em termos de portal de notícias”, enfatiza Silvia Vieira.

Importância do evento

O evento serviu para melhorar a performance dos porta vozes da Ufopa no relacionamento com a imprensa. Contribuiu ainda para fixar a relevância do alinhamento entre uma comunicação institucional e os veículos de imprensa que alcançam os mais diversos públicos. Para a Ufopa, em especial, por se tratar de uma universidade pública, um curso dessa natureza também trabalha a conscientização das pessoas que estão na linha de frente de uma instituição que é pública e que precisa trabalhar a transparência, o acesso à informação e mostrar isso de maneira clara e objetiva sobre os serviços prestados na universidade.

Silvia Vieira, Coordenadora do G1 Santarém, junto com as jornalistas da UFOPA, Albanira Coelho, Lenne Santos e Maria Lúcia Moraes — Foto: Assessoria de comunicação da UFOPA

Durante a roda de conversa no encerramento do evento de Mídia Training, que ocorreu no campus Tapajós da Ufopa, em Santarém, os profissionais envolvidos puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento da redação de jornalismo da TV Tapajós e do g1. Na ocasião, os participantes apresentaram sugestões de conteúdos que possam agregar e dar maior visibilidade aos trabalhos produzidos pela universidade.

Relevância do g1 Santarém e Região

O g1 Santarém e Região é referência para os leitores dos 16 municípios da sua área de cobertura; e, não poderia ser diferente no meio acadêmico.

Os jornalistas do g1 Santarém e Região são profissionais que buscam sempre estar antenados aos assuntos do momento, apurando informações com precisão e responsabilidade, sendo por esse motivo sinônimos de alta qualidade e renome para profissionais das demais áreas.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/09/05/coordenadora-do-g1-santarem-e-regiao-participa-de-evento-de-comunicacao-para-profissionais-da-ufopa.ghtml