Criado em 25 de Abril de 2024 às 11:19

Imea promove aula de campo sobre a importância das áreas de proteção ambiental, em Santarém

07/09/2023 - G1 - Globo - Ufopa citada

25 de Abril de 2024 às 11:19

Alunos da Escola Estadual Teresinha de Jesus Rodrigues visitaram a Área de Proteção Ambiental do Juá, na última terça-feira (5).
Por g1 Santarém e Região — PA

07/09/2023 11h03  Atualizado há 7 meses

Professora Lucineide Pinheiro falou aos alunos sobre a importância das áreas de proteção ambiental para o presente e o futuro da Amazônia e do planeta — Foto: IMEA / Divulgação

Durante aula de campo promovida pelo Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), por meio do projeto Escola D’água, para os alunos da Escola Estadual Teresinha de Jesus Rodrigues, no último dia 5 de setembro, abordou a importância das áreas de proteção ambiental e da preservação da biodiversidade amazônica. A ação levou os alunos do 7º ano para conhecerem a Área de Proteção Ambiental do Juá, em Santarém, oeste do Pará.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A aula de campo foi realizada em alusão ao Dia da Amazônia e contou com atividades, como palestra do tema "A importância das áreas de proteção ambiental para o presente e o futuro da Amazônia e do planeta”, ministrada pela Prof. Dra. Lucineide Pinheiro, coordenadora local do projeto Escola D’água e docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Instituto de Ciências da Educação-Iced/Ufopa); roda de conversa com moradores do Juá e coleta seletiva de lixo.

Para Priscila Veiga, professora da Escola Estadual Teresinha de Jesus Rodrigues, a experiência proporcionou aos estudantes vivenciarem o que aprenderam em sala de aula de forma prática. “Essa atividade representa o resgate da cultura, o fortalecimento da aprendizagem que nós fazemos na sala de aula e, principalmente, a preservação do meio ambiente. As atividades da sala e as atividades de campo se complementam e são necessárias para que as crianças entendam na prática o sentido de preservar”, contou.

Alunos da Escola Terezinha de Jesus Rodrigues na aula de campo na APA Juá — Foto: IMEA / Divulgação

A professora comentou ainda que após a aula de campo, outras atividades serão realizadas dentro da escola. “Quando voltarmos à escola, nós faremos uma roda de conversa para que as crianças compartilhem suas visões sobre a aula de campo com os outros colegas. Iremos produzir também redações e materiais de educomunicação como podcast e vídeos. O ápice dessa socialização será feito na Feira do Conhecimento da escola”, disse.

link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/09/07/imea-promove-aula-de-campo-sobre-a-importancia-das-areas-de-protecao-ambiental-em-santarem.ghtml