Criado em 29 de Abril de 2024 às 16:03

Instituto realiza aula de campo para pais e alunos em área ambiental de Santarém

11/09/2023 - Jeso Carneiro - Ufopa citada

29 de Abril de 2024 às 16:03

Publicado em 11/09/2023 por Da Redação em Boa Notícia, Educação, Santarém

Participantes da ação ambiental promovida pelo Instituto Mureru Eco Amazônia. Fotos: Imea
A importância das áreas de proteção ambiental e da preservação da biodiversidade amazônica. Essa foi a temática principal da aula de campo promovida pelo Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), por meio do projeto Escola D’água, para os alunos da escola estadual Teresinha de Jesus Rodrigues, de Santarém (PA).

A ação ocorreu na semana passada (dia 5). Os estudantes foram conhecer a APA (Área de Proteção Ambiental) do Juá.

A aula de campo foi realizada em alusão ao Dia da Amazônia e contou com atividades como palestra (“A importância das áreas de proteção ambiental para o presente e o futuro da Amazônia e do planeta”, ministrada pela Lucineide Pinheiro, coordenadora do projeto Escola D’água), roda de conversa com
moradores do Juá e coleta seletiva de lixo.

Sob a presidência de Joniel Abreu: Emater vai publicar obra sobre Amazônia e relançará revista.
Para Priscila Veiga, professora do Teresinha Rodrigues, a experiência proporcionou aos estudantes vivenciarem o que aprenderam em sala de aula de forma prática.

— ARTIGOS RELACIONADOS
A perseguição implacável aos empreendedores em Santarém. Por João Clóvis Filho
Grupamento aéreo do Pará atua para salvar filhote de peixe-boi no Baixo Amazonas
Aberta a safra da castanha-do-pará na floresta estadual do Trombetas
“Essa atividade representa o resgate da cultura, o fortalecimento da aprendizagem que nós fazemos na sala de aula e, principalmente, a preservação do meio ambiente. As atividades da sala e as atividades de campo se complementam e são necessárias para que as crianças entendam na prática o sentido de preservar”, contou.

Interação social

Participaram da atividade 17 alunos do 7º ano do ensino fundamental, dentre eles, Matheus. “Eu me senti muito feliz por participar desse momento. Espero que ocorra outras vezes. Nós falamos sobre a importância de cuidar da nossa terra, sobre a importância de não jogar lixo no chão”, relatou.

Alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola estadual Teresinha Rodrigues atentos à palestra ministrada pela professora Lucineide Pinheiro
Marcos Martins é pai de um dos alunos e acompanhou de perto a aula de campo. “Acredito que a presença dos pais é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer criança, principalmente, em momentos de interação social como esse. Acredito que esse projeto vem para agregar valor e ensinar ainda mais sobre o meio ambiente para nossos filhos e filhas”, disse.

Além dos estudantes do educandário e de seus pais, a atividade foi acompanhada também por universitários do curso de Pedagogia da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), demais educadores da escola e profissionais da comunicação.

Projeto

O projeto Escola d’Água faz parte do programa internacional Swarovski Waterschool e foi implantado em Santarém em 2014. Atualmente, é executado e coordenado pelo Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), com parceria da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e comtempla 14 escolas da rede pública municipal e estadual de ensino.

A iniciativa visa inspirar as gerações presentes e futuras a praticar o uso sustentável das águas, garantindo saúde e disponibilidade de água limpa para todos.

A atividade foi acompanhada também por universitários do curso de Pedagogia da Ufopa
Com informações e fotos da Ascom/Escola D’Água

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

Link: https://www.jesocarneiro.com.br/educacao/instituto-realiza-aula-de-campo-para-pais-e-alunos-em-area-ambiental-de-santarem.html