Criado em 29 de Abril de 2024 às 16:34

Meliponário Didático da Ufopa em Santarém está aberto a visitas agendadas; saiba como fazer

23/09/2023 - G1 - Globo - Ufopa citada

29 de Abril de 2024 às 16:34

Unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém, tem local dedicado às abelhas sem ferrão.
Por g1 Santarém e Região — PA

22/09/2023 07h01  Atualizado há 7 meses

Alunos de escola pública em visita ao meliponário da Ufopa — Foto: Comunicação Ufopa / Divulgação

Inserido no projeto de extensão “Meliponicultura urbana: as abelhas como ferramenta de sensibilização ambiental”, coordenado pela professora Graciene Santos, e no projeto “De onde vem?”, coordenado pela professora Fabrizia Sayuri Otani, o meliponário implantado em 2020 na unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém, oeste do Pará, está aberto para receber visitas monitoradas, com agendamento antecipado.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O agendamento pode ser feito pelo e-mail graciene.santos@ufopa.edu.br ou pelo perfil da rede social Instagram: @abelhas.codornas.ufopa.

O Meliponário Didático “Bosque das Abelhas” está localizado no espaço “Fátima Mekdece”, na Unidade Tapajós do campus da Ufopa em Santarém. O projeto é vinculado à disciplina de Apicultura e Meliponicultura do curso de Zootecnia do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e pode ser visitado por estudantes e comunidades, por meio de agendamento prévio.

A proposta é compartilhar conhecimento sobre as abelhas sem ferrão com estudantes da Universidade e também com o público externo, como, por exemplo, alunos de escolas públicas e privadas. Por isso, o espaço está aberto para receber visitas monitoradas com agendamento antecipado. Todos os detalhes para o agendamento estão no final deste texto.

“A urgência da necessidade de conservar e reestabelecer áreas verdes no planeta é mais um atestado da importância da conservação das abelhas e da fauna polinizadora. As abelhas e outros insetos são fundamentais para o meio ambiente. Ao voarem de flor em flor para coletar alimento – néctar e pólen –, as abelhas realizam a polinização, etapa essencial para a geração de frutos e reprodução das plantas. Por isso, elas possuem um importante papel na conservação da biodiversidade, já que são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas e utilizadas de forma direta ou indireta na alimentação humana”, afirmou a idealizadora do Meliponário, Profa. Dra. Graciane Santos (Ibef).

Visitas
Neste ano já foram recebidos 195 visitantes da rede pública de ensino das cidades de Santarém e Belterra. “A visita ao Meliponário Bosque das Abelhas é uma proposta de extensão, em especial para crianças e adolescentes, e visa a trabalhar as abelhas como um modelo de educação ambiental, em prol da preservação das espécies e dos ambientes em que elas vivem”, explicou Graciane Santos.

Além disso, segundo a professora Graciene Santos, a iniciativa objetiva desmistificar o medo que as pessoas têm de abelhas, por isso a iniciativa está convidando a sociedade a conhecê-las melhor, “principalmente as espécies sem ferrão, ainda desconhecidas por muita gente”, pontuou.

O meliponário é fruto de uma parceria entre o Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o curso de Zootecnia e a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). Sua instalação resultou do esforço da professora Graciene Santos.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/09/22/meliponario-didatico-da-ufopa-em-santarem-esta-aberto-a-visitas-agendadas-saiba-como-fazer.ghtml